Prefeita eleita de Mogi das Cruzes prestigiou sessão solene nesta segunda-feira (04/11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
A prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), começou a segunda-feira (04/11/2024) participando da sessão solene de entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à ex-prefeita de Guararema, Conceição Apparecida Alvino de Souza, 90 anos, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista.
“Essa é uma homenagem muito especial. Dona Conceição fez 90 anos e é um exemplo para todas nós”, destaca Mara Bertaiolli, que em outubro passado foi eleita a primeira mulher prefeita de Mogi das Cruzes, uma cidade de 464 anos. “O Colar é o reconhecimento à trajetória da ex-prefeita Conceição, eleita pela primeira vez em 1989 e que fez a diferença em Guararema. Foi uma das primeiras mulheres a comandar o Poder Executivo na nossa região do Alto Tietê, abrindo caminhos para ampliar a participação e atuação feminina na politica”, salienta a futura prefeita mogiana.
Mara Bertaiolli ressalta ainda que a honraria, criada em 2015, é a maior concedida pela Alesp e destinada a pessoas que se destacam em suas áreas, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento cultural, político e econômico do Estado de São Paulo.
“A dona Conceição é um exemplo para todas nós. Esse Colar de Honra ao Mérito Legislativo representa a força de todas as mulheres na política”, destaca Mara Bertaiolli, que compareceu ao evento acompanhada de seu marido, o ex-prefeito de Mogi e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Marco Bertaiolli, e do deputado federal, Marcio Alvino, filho da homenageada.
A futura prefeita de Mogi das Cruzes, que tomará posse no próximo dia 1º de janeiro de 2025, salientou ainda o fato de a homenagem ter partido do presidente da Alesp, André do Prado, que entre os cargos públicos que ocupou também está o de prefeito de Guararema. “Quando o reconhecimento parte de um homem, a homenagem ganha uma proporção ainda maior”, destaca Mara Bertaiolli.
HISTÓRIA – Mãe do deputado federal Marcio Alvino, considerado um dos mais atuantes da Câmara Federal e que está em seu terceiro mandado, em Brasília, Conceição Alvino é mineira de Guaxupé. Atuava como comerciante quando iniciou a vida na política, em 1988, após a morte do marido, Sebastião Alvino de Souza, ex-prefeito de Guararema entre 1970 e 1972 e de 1977 a 1982. Ela se destacou como a 2ª mulher a ocupar a cadeira de chefe do Executivo da cidade – a 1ª foi Deoclésia de Almeida Mello, de 1964 a 1967.