O vírus Influenza tem gerado surtos regionais pelo país, levando muitas pessoas a se direcionarem a Unidades de Pronto Atendimento com urgência, e o município de Santa Isabel também foi atingido por essa epidemia.
A prefeitura de Santa Isabel, por meio da secretaria de saúde abriu a Sentinela Influenza H3N2, na Unidade Básica de Saúde II, aumentou a quantidade de médicos e reformulou os postos de saúde para poder atender a população com rapidez e conforto, já que a procura por atendimento estava ocorrendo constantemente.
“A unidade sentinela está a todo vapor, fazendo o possível para que todas as pessoas que a procurem sejam tratadas e observadas. Precisamos ter em mente que os casos vêm aumentando novamente e devemos ter todo o cuidado, nos protegendo utilizando máscara. ” Diz o prefeito municipal e médico Dr. Carlos Chinchilla.
Os casos de Covid e Gripe Influenza estão aumentando no município, com isso a Sentinela e a UPA vem recebendo pacientes todos os dias com altas demandas para teste de covid. No dia 12 de janeiro, foram atendidas 129 pessoas, e delas 113 realizaram teste onde 49 positivaram para a doença.