sábado, setembro 13, 2025
Publicidade
InícioGuarulhosOrquestra Jovem apresenta releitura de um dos balés mais importantes do século...

Orquestra Jovem apresenta releitura de um dos balés mais importantes do século XIX

No dia 16 de abril, domingo, às 19h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta A Sílfide, espetáculo da série Nossa Gente da temporada 2023 das orquestras da cidade, uma releitura de um dos balés mais importantes do século XIX. Os ingressos gratuitos para o espetáculo, que acontece no Teatro Adamastor, devem ser adquiridos pelo site http://orquestrasdeguarulhos.com/ingressos.

Sob regência de Kevin Camargo e coreografia do guarulhense Hélio Lima, o espetáculo conta a história de James, um jovem escocês comprometido que se apaixona por Sílfide, uma criatura mitológica de grande beleza que somente ele pode ver.

Com corpo artístico da Hélio Lima Companhia, o espetáculo conta com a expertise de artistas negros, produção de Pretah Thaís, iluminação de Felipe Galvino, cenografia de Ailton Diller e figurinos de Karine Barbosa. A adaptação musical é dos compositores Alexandre Daloia e Jackson Frank.

A montagem
Diferente dos balés tradicionais executados pelas orquestras de Guarulhos em outras ocasiões, A Sílfide propõe a releitura de uma obra de grande importância, que marca o início do balé romântico. A adaptação musical recria com muito respeito a composição de Jean-Madeleine Schneitzhöffer, de 1832, ao mesmo tempo em que problematiza o significado dessa obra e formato para os tempos atuais.

Para tanto, a releitura está pautada na história de mulheres reais e invisíveis da sociedade cujas histórias completam a materialidade dessa adaptação.

A Sílfide também demonstra valiosa aproximação do trabalho da orquestra com o universo da dança. Nessa coreografia adaptada para encenação da Hélio Lima Companhia, as estruturas clássicas foram mantidas. “Nessa releitura moderna, a coreografia surgiu a partir de movimentos como os atos de costurar, carpir e cozinhar, além de uma série de instrumentos que fazem parte dessa labuta diária, como rastelos e vassouras. Tudo isso dá a dimensão da essência do balé original, em que diversas meninas dançam juntas e, assim, protegem-se umas às outras”, explica o coreógrafo Hélio Lima.

Iniciativa da Secretaria de Cultura, o espetáculo ficará disponível no canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g) das orquestras de Guarulhos.
O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Foto: Tatiane Monteiro e Alcides Vieira

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES