O Brasil, atual campeão da AmeriCup, inicia sua jornada nas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino, que será sediada no Catar em 2027. A estreia será nesta quinta-feira, contra o Chile, em Valdívia, às 20h (horário de Brasília). No domingo, as duas seleções se encontrarão novamente, desta vez em São Paulo, às 19h10.
A seleção brasileira competirá por uma das sete vagas destinadas aos países das Américas. Ao todo, 16 equipes participam das Eliminatórias, divididas em quatro grupos. O Brasil está no Grupo C, juntamente com Chile, Colômbia e Venezuela.
Na primeira fase, as equipes se enfrentam em sistema de turno e returno. As próximas rodadas estão agendadas para fevereiro/março e julho. Os três melhores times de cada grupo avançam para a segunda fase, levando consigo os pontos conquistados na etapa inicial.
Na segunda fase, as 12 equipes classificadas serão divididas em dois grupos, com jogos de ida e volta. Os três primeiros colocados de cada grupo, juntamente com o quarto melhor colocado geral, garantirão vaga no Mundial. Além das Américas, as Eliminatórias ocorrem na Ásia/Oceania (sete vagas), África (cinco) e Europa (12).
A equipe brasileira conta com sete jogadores que conquistaram o título da AmeriCup. Além desses, novos talentos foram convocados, como Pedro Pastre, Mathias Vasquez, Wini Braga, Brunão e Zu Júnior.
Alguns jogadores experientes não participarão desta primeira fase devido a compromissos com seus clubes no exterior. É o caso de Yago e Márcio, que jogam na Euroliga, e Gui Santos, que compete na NBA. O técnico optou por poupar Benite, Tim Soares e Didi, enquanto Bruno Caboclo se recupera de uma cirurgia.
Os jogos do Brasil na primeira fase são:
27/11/2025 – Chile x Brasil
30/11/2025 – Brasil x Chile
27/02/2026 – Brasil x Venezuela
02/03/2026 – Brasil x Colômbia
02/07/2026 – Venezuela x Brasil
05/07/2026 – Colômbia x Brasil
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br





