sexta-feira, setembro 19, 2025
Publicidade
InícioGuarulhosServidores da Prefeitura participam de curso de primeiros-socorros no Paço Municipal

Servidores da Prefeitura participam de curso de primeiros-socorros no Paço Municipal

Reunidos no auditório do Paço Municipal, no Bom Clima, servidores de diversas pastas da Prefeitura de Guarulhos participaram na sexta-feira (27) de um curso de primeiros-socorros ministrado por Gustavo Salatini, médico cardiologista graduado pela Universidade de São Paulo (USP), com participação de Mayara Rosangela Pedroso da Silva, gestora da Escola SUS.

Os presentes assistiram à exposição teórica e prática sobre como proceder para ajudar a salvar vidas de pessoas acidentadas ou em afogamento até a chegada do socorro médico profissional ou do corpo de bombeiros. A primeira orientação em qualquer dos casos é sempre observar as condições do local para garantir a própria segurança antes de iniciar qualquer procedimento. “Sempre observe se há alguma pessoa alterada que possa oferecer risco, algum animal raivoso, condições do trânsito ou outra circunstância que possa colocar a sua própria vida em risco antes de tomar qualquer atitude”, explicou Salatini.

Na sequência, o médico ensinou a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas que deve ser feita em caso engasgamento. Todos os presentes exercitaram em duplas para praticar o movimento utilizado em adultos e assistiram à demonstração de como proceder no caso de bebês. No Brasil, cerca de 3 mil pessoas morrem anualmente por engasgo com alimentos ou objetos, sendo a maioria dos casos entre idosos e bebês.

O socorro em caso de parada cardiorrespiratória também foi tema do curso. Com um boneco simulando um humano adulto, Salatini demonstrou como utilizar o desfibrilador externo automático, dispositivo que aplica uma descarga elétrica controlada no coração, associado à ressuscitação cardiopulmonar, popularmente conhecida como massagem cardíaca, e à ventilação artificial, a popular respiração boca a boca.

O curso abordou ainda como proceder em casos de queimaduras e acidentes com animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões.

Imagem: Sidnei Barros / PMG

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES