sexta-feira, dezembro 13, 2024
Publicidade
InícioEducaçãoEducação de Guararema fecha parceria com Fundação para aprendizado de Braille para...

Educação de Guararema fecha parceria com Fundação para aprendizado de Braille para crianças com deficiência visual

Parceria vai garantir às escolas municipais que atendem crianças com deficiência visual, o recebimento do brinquedo LEGO Braille Bricks, parte do Programa Braille Bricks Brasil

Com o objetivo de promover o aprendizado do Sistema Braille de forma lúdica às crianças do município, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fechou parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A parceria vai garantir às escolas municipais que atendem crianças com deficiência visual, o recebimento do brinquedo LEGO Braille Bricks, parte do Programa Braille Bricks Brasil, que utiliza peças de Lego customizadas para o braille, com o propósito de alfabetizar crianças com ou sem deficiência visual.
Com a utilização dos Braille Bricks, blocos de Lego adaptados para que os pontos em relevo representem letras ou números do alfabeto braille, as crianças entre 4 a 10 anos aprendem brincando, construindo palavras e frases de forma mais interessante e divertida.
“A iniciativa é mais um passo para a manutenção de uma Educação Inclusiva em Guararema, garantindo a equidade e o acesso a um Ensino de qualidade, em que as crianças com deficiência visual podem aprender e sonhar como todas as outras, pois a maior autonomia é a alfabetização”, explica a Secretária Municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. “Além do recurso pedagógico, o Programa, que é internacionalmente conhecido, oferece formação para os profissionais envolvidos no processo de alfabetização das crianças, sem custos para a municipalidade, conjunto muito valioso a toda a comunidade escolar”, completa a titular da Pasta.
A partir do mês de abril, cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Educação participarão de um curso de formação a distância, com especialistas em deficiência visual da Fundação Dorina Nowill para Cegos e Professores da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), com duração de 100 horas.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES