segunda-feira, setembro 9, 2024
Publicidade
InícioMogi das CruzesApós perder Baep para Suzano, Mogi fica de fora do Programa Nacional...

Após perder Baep para Suzano, Mogi fica de fora do Programa Nacional de Segurança

Sem parceria com os governos federal e estadual, cidade fica sem equipamentos e investimentos que poderiam reforçar o combate à criminalidade e oferecer mais segurança à população

Por uma possível falta de articulação política da gestão do prefeito Caio Cunha (Podemos), Mogi das Cruzes-SP perdeu, nos últimos meses, importantes programas que poderiam oferecer mais segurança para a população. Depois da derrota para Suzano-SP na instalação de um Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar (PM), o município também ficou de fora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O Pronasci é um programa do governo federal voltado à prevenção, ao controle e à repressão da criminalidade e de apoio aos municípios brasileiros. Conforme edital divulgado em abril de 2023, o Pronasci contemplou 163 cidades em todo o País. Mogi das Cruzes não entrou na lista, que, por outro lado, beneficiou Itaquaquecetuba-SP, no Alto Tietê, e outras cidades paulistas: Campinas, Guarulhos, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

Outra derrota para a Segurança Pública de Mogi das Cruzes foi a perda de um Baep – tropa especial da PM que atua como força especializada no enfrentamento de crimes violentos. A cidade estava na disputa pela unidade e contava, a seu favor, com a desapropriação de uma área, ainda na gestão do então prefeito Marco Bertaiolli (na época, do PSD), para abrigar a estrutura policial de grande porte, no distrito de Jundiapeba.

Em 2023, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) se comprometeu com a instalação do Baep no Alto Tietê e abriu a possibilidade de Mogi receber a estrutura. A contrapartida era, justamente, a disponibilização, por parte da Prefeitura, de uma área.

Suzano entrou na disputa com Mogi; ofereceu um espaço dentro do 32º Batalhão PM, no Jardim Monte Cristo, e venceu. Hoje, a unidade já é uma realidade na cidade vizinha – instalada, inicialmente, como Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep).

A ideia é que, dentro dos próximos meses, a Caep seja elevada ao status de Baep, com direito a reforço de efetivo, de veículos e de equipamentos.

Em novembro do ano passado, em entrevista a um programa de Web TV, quando questionado sobre a disputa de Mogi com Suzano para a instalação do Baep, Cunha assegurou que estava batalhando pelo equipamento, e que escolha da cidade a ser contemplada “não se tratava de ação política, mas, sim, de decisão estratégica do Estado”.

Não foi o que deu a entender o governador. Em discurso durante visita à região, em dezembro do ano passado, Tarcísio Gomes de Freitas afirmou que “a conquista era fruto de um pedido insistente do prefeito de Suzano”. Na inauguração, em abril deste ano, o secretário estadual de Segurança Publica, Guilherme Derrite, também confirmou novos investimentos do governo paulista na estrutura policial do município para os meses seguintes.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES