Hoje, vamos falar sobre acessibilidade, uma pauta que faz muito sentindo na minha vida. Há mais de 12 anos, vivo a causa das pessoas com deficiência e ações ligadas a cidadania. Meu pai Celso Palma chegou a perder a visão e teve uma a amputação, minha esposa Sheila Palma, foi diagnosticada em 2014 com esclerose múltipla degenerativa. O mais interessante quando falamos sobre qualquer um desses temas, é que sempre antes de uma deficiência temos uma pessoa e o mais importante é a valor vida.
Ao longo das próximas semanas, vamos abordar vários temas ligados a pauta, assuntos importantes e de interesse de todos, afinal, quem hoje não conhece alguém que tenha alguma deficiência?
A acessibilidade deve ser uma preocupação constante de toda cidade inclusiva, do estado e de todo Brasil. A falta da acessibilidade tira o direito que é garantido pela LBI, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.
Em minha jornada já presenciei diversas dificuldades, que pessoas com deficiência sofrem no seu dia a dia, como por exemplo, entrar em uma loja sem rampa de acesso para idosos e cadeirantes, ou até mesmo quando um surdo precisa ir em uma simples consulta médica e o médico não está capacitado e habilitado para conversar em Libras, na realização de um diagnostico mais assertivo.
Os problemas com a acessibilidade, não são somente uma dificuldade para as pessoas com deficiência, a falta de acessibilidade em uma calçada por exemplo, trás grandes dificuldades de mobilidade para o idoso, ou até mesmo, para uma mãe que leva seu filho em um carrinho de bebê.
A acessibilidade é um direito de todos, o que é bom para a pessoa com deficiência é bom para toda sociedade. Por isso, vamos falar de inclusão e acessibilidade sempre, ser uma cidade acessível é ser uma cidade em favor da vida.