A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou tratativas estratégicas com o Governo do Estado para ampliar a oferta de hemodiálise no município. O objetivo central é possibilitar o retorno de pacientes mogianos que, atualmente, precisam se deslocar para outras cidades da região para realizar o tratamento. O plano foi discutido nesta terça-feira (27/01) em reunião entre o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, e representantes da Diretoria Regional de Saúde (DRS-1).
A proposta de expansão baseia-se na abertura de uma nova unidade da clínica de nefrologia Diaverum, prevista para março. A nova estrutura contará com 18 cadeiras de atendimento particular e por convênios, o que permitirá o remanejamento de pacientes da unidade atual, localizada no Alto do Ipiranga. Com essa mudança, 18 cadeiras serão liberadas exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS), gerando uma capacidade para atender aproximadamente 100 novos pacientes.
Atualmente, 102 moradores de Mogi das Cruzes realizam hemodiálise fora do município. A administração municipal busca reverter essa situação para reduzir o desgaste físico e emocional causado pelos deslocamentos frequentes. Durante o encontro, a Secretaria de Saúde encaminhou um ofício à DRS-1 solicitando a aprovação da ampliação do contrato regional e o imediato remanejamento dos pacientes para as vagas que serão abertas na cidade.
O vice-prefeito Téo Cusatis destacou que a iniciativa visa garantir mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos, mantendo o tratamento o mais próximo possível de suas residências. Segundo a secretária Rebeca Barufi, a gestão trabalha de forma articulada com os prestadores de serviço e o Estado para fortalecer a rede de atenção especializada de maneira humanizada.
Além da expansão em Mogi das Cruzes, a reunião abordou a possibilidade de aumento no número de cadeiras de hemodiálise no Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano. A previsão é que esta nova oferta seja implantada entre março e abril, reforçando a assistência em nefrologia para toda a região.





