Alencar Santana conseguiu 5 ambulâncias para o SAMU em Guarulhos, mas o prefeito Guti “esqueceu” de buscar os veículos.
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP), em vídeo publicado nas suas redes sociais, nesta segunda-feira (13), denunciou o ex-prefeito Guti por ter abandonado cinco ambulâncias novas do SAMU que o governo federal doou para a cidade de Guarulhos. Os veículos, que foram garantidos através de pedido do deputado ao Ministério da Saúde, estavam disponíveis desde o dia 17 de dezembro. O ex-prefeito Guti, contudo, não enviou nenhum representante para a solenidade de entrega. Mais que isso, Guti não determinou a retirada das ambulâncias nos últimos dias da sua gestão, marcada pelo caos absoluto na área da saúde.
“Cinco novas ambulâncias estão liberadas pelo governo do presidente Lula para a cidade de Guarulhos e a prefeitura, no governo anterior, não foi buscar. Isso é descaso total, omissão. A equipe do ministério da Saúde deixou tudo preparado, para simplesmente pegar as ambulâncias, botar pra funcionar aqui na cidade e atender o nosso povo de maneira mais rápida, segura, eficiente e adequada”, denunciou o parlamentar, que é vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.
Alencar também fez avisou o novo prefeito, Lucas Sanches (PL), que as ambulâncias podem ser retiradas a partir de 17 de janeiro. O deputado também cobrou transparência na divulgação das conquistas para a cidade. “Prefeito Lucas, não adianta trazer a ambulância pra cá e esquecer de dizer quem está trazendo. É o governo do PT, é o governo do presidente Lula”, concluiu.
Cerimônia de entrega foi em dezembro
O ministério da Saúde fez um evento, em 17 de dezembro, em Sorocaba (SP), para entregar 258 novas ambulâncias do SAMU para 179 municípios de 15 estados do Brasil. Vários prefeitos estiveram presentes na solenidade, que contou com a presença da ministra Nísia Trindade, e já saíram de lá levando os veículos para as suas cidades.
Guarulhos foi uma das cidades que recebeu a maior quantidade de ambulâncias, mas o então prefeito Guti, no entanto, não apenas deixou de ir, como sequer enviou representante para receber os veículos. Além disso, Guti ainda teve duas semanas para buscar as novas ambulâncias e ignorou completamente a demanda, tão urgente para a população guarulhense.
As novas viaturas do SAMU representam um investimento de R$ 74,5 milhões do governo federal, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Por fim, lembre-se: em casos de emergência, é possível ligar para o SAMU 192 ou para o Corpo de Bombeiros 193.





