sexta-feira, janeiro 24, 2025
Publicidade
InícioArujáVereadores aprovam possibilidade de suplente assumir cargo na Mesa Diretora

Vereadores aprovam possibilidade de suplente assumir cargo na Mesa Diretora

Os parlamentares também aprovaram requerimento de uso da Tribuna livre para reflexão sobre o Dia da Consciência Negra

Os vereadores de Arujá aprovaram em 2ª discussão e votação o Projeto de Resolução nº 42/2024, que altera as regras para eleição da Mesa Diretora. Dentre as mudanças aprovadas nesta segunda-feira, fica permitido a eleição de suplentes para os cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários da Casa de Leis.

Além disso, outra mudança que deve entrar em vigor diz respeito ao prazo para eleição da Mesa. No primeiro ano de mandato, a eleição da Mesa Diretora poderá ser realizada em até 72 horas após a posse dos vereadores eleitos, desde que em dia útil ou na segunda-feira subsequente. Para os anos posteriores, a renovação para os cargos da Mesa passará a ser realizadas entre os dias 10 e 20 de novembro, com o empossamento no dia primeiro de janeiro do ano seguinte.

Fora isso, também foi aprovado o requerimento de uso da Tribuna Livre solicitado pelo munícipe Elito Carlos de Jesus. Pelo requerimento, o uso da Tribuna Livre será no dia 18/11, em alusão ao Dia da Consciência Negra. O ato servirá para promover “uma reflexão sobre a história, cultura e luta do povo afro-brasileiro”, como a valorização e contribuições africanas na formação do Brasil e a necessidade do enfrentamento ao racismo e desigualdade racial. O pedido foi endossado pelo vereador Genilson Moto (PT) e acatado pelos demais vereadores.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi instituída através do Decreto Legislativo nº 127/2023, pelo então presidente da Câmara, Gilmar Celestino da Costa – o Goela. E garante aos cidadãos e às entidades representantes o direito de utilizar a Tribuna da Câmara para apresentar questões de interesse público ao Poder Legislativo.

Para obter tal direito, o cidadão deve submeter um requerimento à aprovação do Plenário, informando o tema a ser abordado. Caso o direito de uso da Tribuna seja aprovado, o orador não deve ultrapassar o limite de 15 minutos de fala, usar termos e palavras inapropriadas e desviar do tema proposto, conforme manda o Art. 7º do Decreto Legislativo.

Leituras

A Sessão também contou com o parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamentos referentes à receita e despesas da Câmara no mês de outubro, além da leitura de dois Projetos de Leis – os de nº 265/2024 e 268/2024 – de autoria do vereador João Luiz, que denominam ruas nos bairros Vila Pilar e Cidade Nova Arujá. Também foram aprovadas 14 indicações e lidos cinco requerimentos.

Para saber mais detalhes do que tramitou na última sessão, acesse o canal oficial da Câmara no Youtube, lá os encontros são transmitidos ao vivo todas as segundas-feiras, a partir das 17h.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES