Por toda a cidade de Guarulhos a demanda por atendimento nas UPAS no município é grande e o descaso do poder público com o cidadão que procura atendimento é ainda maior.
Nos últimos dias pacientes relatam espera de até 11 hs para receberem atendimento nas UPAS da cidade. No último final de semana Maria Alves dos Santos (36), tentou fazer com que seu filho de 8 anos, com dores no corpo, mal estar, dor atrás dos olhos, sintomas clássicos da dengue, fosse atendido na Upa Paulista, no Jardim Paulista e relatou a reportagem do JM Metrópole o absurdo ocorrido.
“ Meu filho começou a ter febre no sábado a noite, no domingo trouxe ele aqui e isso aqui estava lotado. Tinha criança desmaiando , muitas vomitando e bastante gente passando mal e nada era feito para ajudar as pessoas”, disse.
“Devido a esse absurdo eu não consegui passar ele no médico e voltamos pra casa. Hoje voltei a trazer ele aqui, cheguei antes das 6h da manhã e esse é o cenário; lotação, demora no atendimento e descaso, um caos”, completou Maria.
“Acabamos de passar meu filho no médico, foi feita a coleta de sangue, só que o resultado só sai daqui a seis horas, é mais um sofrimento de espera, um tremendo desrespeito com o povo”, concluiu Maria Alves dos Santos.
Vale destacar que na manhã que nossa reportagem falou com pacientes na Upa Paulista, o sistema de fornecimento de senhas não estava funcionando, o que causa ainda mais transtorno a quem procura atendimento no sistema de saúde de Guarulhos.
Houve relatos de que mesmo com o funcionamento do sistema e senhas a espera somente para se passar pela primeira triagem , chegava a mais de 3 horas.
Procurada , a prefeitura de Guarulhos tentou justificar o caos no atendimento das UPAS por conta da explosão e casos de dengue na cidade, o que teria acarretado um colapso no sistema de saúde do município. Ainda segundo o poder público municipal, só nos últimos três meses a procura por atendimento na UPA Paulista, aumentou de 250 para 800 pessoas por dia.
Enquanto a prefeitura não consegue solucionar o caos do atendimento da saúde em Guarulhos, pacientes continuam tentando atendimento e sofrendo em Upas , com esperas intermináveis, que chegam a ser de uma semana para conseguir ser atendido.
Outros pacientes relataram a reportagem do JM Metrópole que o problema não é por causa a dengue somente, já que normalmente enfrentam grandes esperas e dificuldades para conseguir atendimento na UPA Paulista e outras na cidade de Guarulhos.