quinta-feira, setembro 11, 2025
Publicidade
InícioItaquáJovens da Fundação CASA participam de oficina literária promovida pela Prefeitura de...

Jovens da Fundação CASA participam de oficina literária promovida pela Prefeitura de Itaquá

Atividade contou com a participação de 15 adolescentes em medida socioeducativa

A leitura pode romper barreiras, estimular a imaginação e abrir caminhos para o conhecimento. Com esse propósito, o CASA Itaquá, uma das unidades da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) no município, recebeu nesta semana uma oficina de leitura da Secretaria Municipal de Cultura. A instituição executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade determinadas pela Justiça em jovens de 12 a 21 anos.

Quinze jovens e a equipe multiprofissional participaram da ação, que incluiu contação de histórias interativas, apresentações musicais, atividade prática e troca de livros. O projeto Ações de Fomento à Leitura é desenvolvido desde o ano passado na instituição para ser um complemento às ações educativas de estímulo à leitura como prática contínua e transformadora.

“Acreditamos no poder da leitura como ferramenta de desenvolvimento humano. A parceria com o CASA Itaquá reafirma nosso compromisso em levar acesso à leitura e à arte a todos os espaços da cidade, inclusive onde mais se precisa acreditar em recomeços”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

A iniciativa da prefeitura se soma ao projeto Leitura que transforma do centro socioeducativo, que é vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, e promove atividades com o mesmo objetivo. A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou o investimento da instituição no incentivo à leitura como estratégia de formação cidadã.

“Desenvolvemos essas iniciativas para fomentar o hábito da leitura e da escrita entre todos os adolescentes atendidos porque acreditamos que são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de habilidades, pensamento crítico e o pleno exercício da cidadania”, explicou.

“Investir em cultura e educação é fundamental para oferecer a esses jovens novas oportunidades e perspectivas de vida. Que eles tenham as ferramentas necessárias para construir um futuro cheio de oportunidades e escolhas conscientes”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES