domingo, outubro 13, 2024
Publicidade
InícioItaquáItaquá celebra seus 464 anos com a entrega de 47 equipamentos públicos

Itaquá celebra seus 464 anos com a entrega de 47 equipamentos públicos

Espaços são inovadores e com a identidade da Itaquá do futuro

Itaquaquecetuba celebra seus 464 anos em pleno desenvolvimento. Ao longo de 2024, pelo menos 47 equipamentos foram entregues, entre inaugurados e reinaugurados. Acessíveis, tecnológicos e com a identidade da Itaquá do futuro, os espaços reforçam o progresso do município, que segue proporcionando mais qualidade de vida e orgulho para a população.

Entre os equipamentos estão as novas sedes das secretarias de Mobilidade Urbana, Abastecimento, Segurança Alimentar e Agricultura, assim como da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania. As instalações são mais modernas, funcionais e já estão oferecendo atendimento digno e acolhedor à população. A Itaquá Passes mudou de nome e agora se chama Moov Itaquá, passando a atender dentro da Associação Comercial.

No campo da educação, foram entregues nove unidades escolares, tanto novas quanto reinauguradas. A inclusão avançou com a inauguração da sede do Departamento de Educação Especial e do Núcleo de Apoio Especializado, que disponibilizam profissionais para apoiar a educação inclusiva. A cidade também ganhou um Centro de Avaliação Profissional para entender as demandas de aprendizagem dos estudantes e assim direcionar melhor os recursos.

A cidade também recebeu um reforço de peso na área de capacitação com o ProJovem. O equipamento oferece mais de dez cursos gratuitos para jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, promovendo capacitação e inclusão social. Na área da informática, foi inaugurado o InfoItaquá Advanced, um equipamento que oferece aulas de informática voltado para aqueles que já possuem conhecimentos básicos e que agora buscam aprimorar suas habilidades. O bairro Lebani também ganhou um polo do InfoItaquá.

Os investimentos chegaram, inclusive, nos espaços de convívio social, com a criação de seis áreas de lazer, como a Arena Lazer SP, no Jardim Altos de Itaquá, que deu mais utilidade ao espaço, com infraestrutura necessária para adultos e crianças, a quadra no Morro Branco, o canteiro central do Piratininga, que conta com pista de skate e de caminhada, a quadra do Pedreira, a área de lazer do Jardim Luciana e, em parceria com o Fundo Social de São Paulo, a Praça da Cidadania no Marengo.

Na saúde, o destaque ficou por conta da Upinha, uma unidade voltada ao atendimento de casos de gripe e dengue que aliviou a demanda das UBSs e unidades de urgência e emergência. No meio ambiente, a cidade foi contemplada com cinco novos ecopontos, totalizando 20 entregues. Os espaços são novas opções para o descarte correto de resíduos sólidos e estão localizados no Jardim Santa Helena, Vila Bartira, Jardim São Manoel, Maragogipe e Souza Campos.

Ainda no meio ambiente, Itaquá ganhou um Meliponário, espaço dedicado à criação de abelhas nativas. Além disso, a mobilidade urbana foi fortalecida com a entrega da estação Manoel Feio totalmente reformada, fruto de uma importante articulação com o governo estadual. Na área de prevenção aos riscos causados pela chuva, a prefeitura também não para de investir e entregou neste ano o muro de contenção no Louzada e a canalização do córrego Ribeirão da Silva, no Piratininga.

A proteção social foi ampliada com a inauguração das unidades do Conselho Tutelar I e II, além do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que oferecem suporte essencial às pessoas mais vulneráveis. Para também levar mais dignidade às famílias da cidade, o Velório Municipal foi reformado, assim como as bases da Guarda Civil Municipal (GCM) no Jardim Luciana e Piratininga.

Outro destaque foi a Casa da Mulher, dedicada ao atendimento e empoderamento feminino, a nova agência do INSS, que mudou de endereço e facilitou o atendimento previdenciário da cidade, assim como o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal e um posto do Sebrae Aqui revitalizado para o apoio aos empreendedores.

EM ANDAMENTO

Há ainda obras em andamento como a reforma das UBSs Centro, Miray e Recanto Mônica, do CEMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), Terminal Urbano Manoel Feio, das bases da GCM no Caiuby, Maragogipe e Vila São Carlos, além da construção da concha acústica no Parque Ecológico, da Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (TEA), das pré-escolas no Jardim Zélia e Vila Celeste, do Terminal Urbano do Piratininga e dois campos de futebol no Jardim Odete e Jardim Silvestre (conhecido como bairro do 40).

Nos equipamentos que a cidade vai ganhar, uma cooperativa de coletiva seletiva está inclusa, assim como a pista de skate da Vila Virgínia, a UBS Jardim Tropical, uma base da GCM no Monte Belo, uma clínica veterinária dentro do Centro de Controle de Zoonoses e dois ecopontos no Morro Branco e Josely. Também começou a ser feito neste ano o recapeamento de 17 ruas nos bairros Jardim Itaquá, Jardim Viana, Nova Itaquá, São Manoel, Jardim Carolina, Maragogipe, Marengo e Louzada.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES