Programação conta com ações de conscientização nas redes sociais, entrega de folders informativos casa a casa e palestras sobre o tema
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (21) aos trabalhos da Semana Estadual de Combate à Dengue.
A programação de atividades relacionadas ao tema conta com ações de conscientização nas redes sociais, entrega de folders informativos casa a casa nos principais bairros onde foram diagnosticados casos, visitas de agentes e palestras sobre o tema. A Semana Estadual de Combate à Dengue se estende até 26 de novembro.
A partir de quarta-feira (24), agentes da Secretaria Municipal de Saúde irão realizar a entrega de folders informativos nos bairros da região Central e da região Norte, locais onde foi registrado o maior número de casos nos últimos meses. Na quinta-feira (24), das 9h30 às 12 horas ocorre no auditório da Estação Literária Prof. Maria de Lourdes Évora Camargo uma palestra sobre a importância de manter os cuidados básicos contra a Dengue e como fazê-los.
“A Semana Estadual da Dengue é um importante período para que a gente consiga realizar as ações necessárias para combate esta doença que vem registrando casos frequentes em nossa cidade e todo Estado”, afirma a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. “Vamos levar informação para as pessoas e potencializar os cuidados necessários para que consigamos vencer essa batalha”, completa.
A dengue, zika e chikungunya são doenças perigosas, que podem causar sérias complicações para as pessoas e até levar a morte. Por isso, é importante tomar algumas medidas simples para prevenção ao mosquito Aedes aegypti, o proliferador destas doenças. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, vem realizando diversas ações para o combate à dengue.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água parada que pode se tornar possíveis criadouros. Piscinas descobertas, pneus, vasos de plantas, garrafas plásticas e outros recipientes pequenos como tampas de garrafas, devem sempre ser conferidos para que não concentrem água armazenada.