Em 2022, a escola recebeu visitas ilustres das crianças da Rede Municipal de Ensino
Desde a sua inauguração, a Escola da Natureza em Guararema tem sido um belíssimo cenário para diversas atividades. Em 2022, a escola recebeu visitas ilustres das crianças da Rede Municipal de Ensino.
Com o retorno do Programa Colhendo Saberes na Escola da Natureza, na segunda quinzena de abril, mais de 2,9 mil crianças do Jardim I ao 5º ano, participaram de aulas-passeio na escola, tiveram contato com a natureza e desenvolveram atividades “mão na massa”.
Uma das atividades desenvolvidas foi o Projeto Ecos – Educação Musical e Ambiental, que consistiu em uma atividade de início à musicalização, ministrada pelo instrutor musical André Pimenta, unindo o fazer musical (eco – som) à Educação Ambiental e preservação do meio ambiente (eco – ecologia). As crianças, além de conhecerem e aproveitarem os espaços da Escola da Natureza, participaram de uma oficina, em que confeccionaram instrumentos musicais a partir de sucata.
O Programa Colhendo Saberes na Escola da Natureza foi a primeira atividade extraclasse desenvolvida pela Secretaria de Educação em 2022 e não poderia ter sido diferente, já que o espaço, amplo e repleto de espaços educadores, por si só oportuniza a contemplação, a aprendizagem e a conexão com a natureza.
Durante o ano, além das atividades desenvolvidas com os alunos, a escola foi palco de formações continuadas e recebeu inúmeras melhorias e novidades.
Uma das maiores conquistas de 2022 foi a implantação, em parceria com o Instituto Itaquareia e a empresa Água Consultoria Ambiental, do Sistema de Irrigação Automatizado, que calcula a demanda hídrica de cada cultivo, reduzindo drasticamente o consumo de água na Escola da Natureza.
Outra atividade que teve esse cenário magnífico de fundo foi a Formação Ambiente-SE, que aconteceu de forma online no decorrer de todo o ano, em parceria com o Instituto Suinã, capacitando os professores em Educação Ambiental, mas que teve a parte prática desenvolvida na escola.
Para 2023, diversos projetos estão em fase de implementação, entre eles a instalação de um Sistema de Energia Solar e de Captação de Água de Chuva, ação que vai ao encontro dos ensinamentos e valores semeados pela Secretaria de Educação. Complementando a beleza da Escola e o ambiente de aprendizagem, uma parte do tronco da famosa Figueira da Freguesia da Escada ganhará um espaço de destaque, evidenciando a história e a importância da árvore.
Com três anos de funcionamento, a Escola da Natureza Francisca Lerario segue resgatando a conexão do ser humano com a natureza, por meio de vivências lúdicas e extremamente educativas. A Secretaria de Educação parabeniza os servidores lotados na Escola da Natureza pelo empenho e cuidado com a manutenção da unidade.