Neste sábado (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo e Arujá, também conhecida como “Cidade Natureza”, tem motivos de sobra para ser lembrada nesta data, especialmente porque, há cerca de um mês, conquistou o título de Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Governo do Estado de São Paulo.
Com nome de origem tupi que significa “abundante de peixinhos barrigudinhos ou guarus”, Arujá guarda em sua essência a ligação com a natureza, sem abrir mão da modernidade. Quem visita a cidade encontra espaços que convidam tanto ao descanso quanto ao convívio social e cultural.
Entre os principais pontos turísticos estão a tradicional Praça da Igreja Matriz e a Praça do Coreto, que ganham vida em eventos e atividades voltadas para toda a família. Outro destaque é a Vila Gastronômica e o Espaço Gourmet Amazonas que, juntos, reúnem sabores e experiências únicas em um ambiente acolhedor e com pratos de encher os olhos.
Quando o assunto é contato com a natureza, Arujá não deixa a desejar: o Parque dos Ipês, o Parque Cidade Natureza e o Bosque do Real oferecem cenários ideais para caminhadas, lazer ao ar livre e momentos de contemplação. Mas nem sempre foi assim – anos antes, o município não possuía nenhum espaço público do gênero – e agora, conta com três áreas verdes inauguradas pela Prefeitura.
Cabe ressaltar que, também sob a gestão do atual Governo, a cidade deu um passo importante ao criar a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e sua sede própria, reforçando o compromisso em valorizar e fortalecer o turismo local.
O secretário municipal de Turismo, Renan Lucena, apontou que desde o nascimento da Secretaria, em 2022, até o momento, o município deu um salto gigantesco no desenvolvimento do turismo e na preparação de espaços de lazer. “Temos muito a alcançar mas estamos no caminho certo! Todos sabem do potencial de Arujá e o nosso trabalho aqui é para tornar factível. Primeiro passo foi dado ao conquistarmos o selo MIT, vamos em busca de recursos para investirmos de forma inteligente para o futuro da cidade”, arrematou.
Assim, Arujá se consolida cada vez mais como destino que une história, cultura, gastronomia e, claro, a exuberância natural que lhe rendeu o título de “Cidade Natureza”.
Programa Visite Arujá
Se você tem vontade de conhecer os principais pontos turísticos de Arujá, saiba que a Prefeitura de Arujá, em fortalecimento de iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, promove visitas guiadas gratuitas para a população como opção de lazer. O programa Visite Arujá, realizado quinzenalmente, traça rotas que incluem experiências educativas sobre a história, natureza e espaços emblemáticos do município.
Os percursos duram um pouco mais de cinco horas e a agenda para os passeios está aberta até o dia 25 de dezembro deste ano. Confira as datas:
03/10 – 1 vaga disponíveis
07/11 – 5 vagas disponíveis
16/11 – 4 vagas disponíveis
05/12 – 8 vagas disponíveis
As inscrições são feitas através do site “visitearuja.com.br” na aba “Agendamento Programa Visite Arujá”. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Lazer pelo WhatsApp 11 4654-4016.
Dentre os principais pontos turísticos visitados no roteiro, estão: o ponto de atendimento ao turista; a Praça do Coreto; o Museu Municipal Umbelina Ferreira Barbosa; a Praça da Matriz, o PL Golf Club; o Parque Cidade Natureza, a Vila Gastronômica e muito mais.