quinta-feira, setembro 11, 2025
Publicidade
InícioMogi das CruzesSindicato questiona discriminação da Prefeitura de Mogi das Cruzes-SP a jornalistas

Sindicato questiona discriminação da Prefeitura de Mogi das Cruzes-SP a jornalistas

Entidade pediu explicações à Coordenadoria de Comunicação da gestão do prefeito Caio Cunha (Podemos), após receber denúncia de “restrição ao trabalho jornalístico”

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) vai apurar denúncia de suposta discriminação da Prefeitura de Mogi das Cruzes-SP contra profissionais da Imprensa. A entidade sindical recebeu queixa sobre “tratamento desigual” dado pela Coordenadoria de Comunicação da gestão municipal em relação a comunicadores autônomos e independentes que fazem a cobertura local.

O caso veio à tona após divulgação de nota oficial do Sindicato em sua página na Internet. O setor jurídico da entidade, que representa os profissionais de Imprensa de todo o estado de São Paulo, enviou questionamentos à administração do prefeito Caio Cunha (Podemos):

“Alega-se que estes profissionais não vinculados a empresas jornalísticas enfrentam restrições em sua atividade”, diz a entidade em seu sítio.

Na publicação, o SJSP diz que deseja saber o motivo de tais limitações ao trabalho da Imprensa e reforça que os jornalistas independentes “desempenham papel crucial na divulgação de informações de interesse público”.

A Coordenadoria de Comunicação mogiana, sobre a qual recai a denúncia de tratamento discriminatório, é ligada diretamente ao Gabinete do prefeito.

Cunha costuma utilizar suas redes sociais para rebater notícias sobre ações de seu governo publicadas por jornalistas e blogueiros da cidade que desenvolvem jornalismo independente – numa possível tentativa de desacreditá-los perante à opinião pública.

Em uma das publicações de seu perfil pessoal no Instagram, por exemplo, o prefeito de Mogi alega sofrer “perseguição” por parte da mídia, fazendo referência a notícias sobre alertas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) quanto à queda de arrecadação e não cumprimento de metas fiscais por parte de seu governo.

No post, Cunha minimizou as medidas do Tribunal e sugeriu “que os dados teriam utilizados de forma política”.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo é uma entidade que defende, ativamente, a profissão do jornalista, bem como direitos trabalhistas e sociais, direitos humanos e a democracia.

Com cerca de quatro mil sindicalizados, o SJSP é o maior sindicato da categoria no País, filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES