Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prenderam hoje (05) três envolvidos na receptação de medicamentos oncológicos de alto custo roubados no terminal de cargas do aeroporto internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, na Grande São Paulo, em maio do ano passado. A carga estava avaliada em R$ 10.247.114,67.
A ação foi deflagrada por policiais da 2ª Delegacia da DIVECAR (Investigações sobre Roubos de Cargas). A equipe cumpriu hoje 3 mandados de prisão e 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Hortolândia, Barueri, Jandira, Osasco,Tatuí, São Paulo , São Caetano do Sul e Santana de Parnaíba.
Os presos foram identificados como responsáveis pela distribuição da carga roubada para farmácias, clínicas e mesmo para pessoas físicas. Faziam todo o processo com a criação de empresas de fachada e trocavam a numeração dos lotes do medicamento para omitir sua origem ilícita.
Além das prisões com as buscas realizadas foi localizada e apreendida grande quantidade de medicamentos de origem ilícita e sem nota fiscal.
Em um dos locais foram encontradas, armazenadas sem autorização, três caixas de citrato de fentanila, medicamento de comercialização controlada por constar na lista de substâncias entorpecentes da ANVISA, que também pode ser utilizado como insumo para a produção de cocaína. O responsável, um dos presos na operação, também responderá pelo crime de tráfico de drogas.
A ação de hoje foi a 3ª fase das investigações relacionadas ao caso. Outros dois indivíduos, proprietários de farmácias, já tinham sido identificados como receptadores dos medicamentos. Nas oportunidades também foi apreendida grande quantidade de medicamentos sem nota fiscal.
As investigações prosseguem para a identificação de todos os envolvidos no esquema.