Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) atenderá oito cidades da região, incluindo Arujá, com atuação nos padrões do policiamento de Choque
A Prefeitura de Arujá, representada pelo prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, juntamente com o secretário municipal de Segurança Pública, Washington Luis Beolchi Adami, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Oliveira e o capitão e comandante da Polícia Militar de Arujá, Anderson Pelegrini, prestigiaram nesta quinta-feira (07) a inauguração do 15º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), em Guarulhos, anunciada pelo governador Rodrigo Garcia. A nova unidade atenderá oito cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo Arujá, reforçando as atividades de policiamento e a segurança da população local.
O prefeito Dr Camargo elogiou a implantação da nova unidade especializada no município vizinho, que atenderá também a cidade de Arujá. “Vim para cumprimentar o governo do estado e todo o Baep e a Polícia Militar, porque estávamos há tempos esperando por essa notícia e essa foi uma grande vitória nossa também, pois o Baep em Guarulhos, cuja presença ostensiva equivale à da ‘Rota’ nas cidades, era um desejo e um pedido nosso”, pontuou o chefe do Executivo Municipal.
O governador também complementou que se trata “de um Batalhão de elite, equivalente à Rota, que chega no interior e na Grande São Paulo para dar mais segurança à população”.
Criado para atuar de forma semelhante aos padrões do patrulhamento dos Batalhões de Choque, o Baep de Guarulhos atuará na mesma área do Comando de Policiamento de Área 7 (CPA/M-7), que compreende os municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Franco da Rocha, Mairiporã, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar.
O efetivo que compõe a nova unidade passou por um rigoroso treinamento no padrão “Rota”, ministrado pelo próprio Comando de Policiamento de Choque (CPChq). Durante aproximadamente um mês, os policiais realizaram atividades práticas de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.
O Baep de Guarulhos passará a funcionar em imóvel próprio, na Avenida Odair Santanelli, 215, no Parque Cecap, em Guarulhos. O local conta com 23 dependências, sendo nove alojamentos, quatro pátios, um quiosque, um auditório, uma academia, cinco banheiros e dois estacionamentos.
Com mais de 150 policiais e 26 viaturas, a unidade beneficiará uma população de cerca de 2,1 milhões de habitantes.
Agora, Arujá deverá receber mais operações policiais, inclusive em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a PM local, além de patrulhamento de rotina realizados pelo Baep.