Um trem experimental para a Cidade de Aparecida do Norte, região do Vale do Paraíba, deverá partir da estação da Luz no dia 12 de outubro.
O projeto envolve entidade de Preservação Ferroviária, estatal de transportes de passageiros e MRS logística.
A viagem deve durar em torno de 5 horas e contará inicialmente com os carros atuais utilizados no expresso turístico em São Paulo.
Não há até então previsão de venda de bilhetes por tratar-se de uma viagem teste.
O projeto contemplará no futuro o atendimento turístico inclusive para Pindamonhangaba e Campos do Jordão e deverá contar com carros de passageiros que foram resgatados em Santos Dumont MG e que estão em Cruzeiro SP.
Os carros que pertenceram aos antigos trens que faziam o trajeto Rio-São Paulo e Rio Belo Horizonte deverão ser restaurados com aporte financeiro da instituição de Preservação e da MRS Logística que concederá janelas horárias para o projeto entre Aparecida e São Paulo.
O trem dos romeiros prevê bilhetes entre 150 e 500 reais com diversas acomodações em carros, poltronas, cabines individuais e compartilhadas e carro restaurante trazendo todo o requinte das antigas viagens de longo percurso.
Atualmente o expresso Turístico atende Jundiaí , PARANAPIACABA e Mogi das Cruzes , há também a iniciativa de emplacar um expresso Turístico para a cidade de Santos nos mesmos moldes.