quarta-feira, novembro 12, 2025
Publicidade
InícioEconomiaServiços Brasileiros em Ascensão: Oito Meses Consecutivos de Crescimento

Serviços Brasileiros em Ascensão: Oito Meses Consecutivos de Crescimento

O setor de serviços do Brasil registrou um aumento de 0,6% de agosto para setembro, impulsionado principalmente pelo desempenho do setor de transportes. Este resultado marca o oitavo mês consecutivo de crescimento, acumulando uma expansão de 3,3% neste período.

Comparado a setembro do ano anterior, o setor apresentou um crescimento de 4,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação positiva é de 3,1%. Os dados indicam que o setor de serviços atingiu o maior patamar já registrado, superando em 19,5% o nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

O período de oito meses de alta iguala o desempenho registrado entre fevereiro e setembro de 2022, durante a recuperação pós-pandemia. No entanto, naquele período, a expansão acumulada foi maior, atingindo 5,6%.

Entre as atividades que impulsionaram o crescimento em setembro, destacam-se: transportes, armazenagem e correio (1,2%), serviços de informação e comunicação (1,2%) e outros serviços (1,6%). Já os serviços prestados às famílias e os serviços profissionais e administrativos apresentaram quedas de 0,5% e 0,6%, respectivamente.

O segmento de transportes, responsável por uma fatia expressiva do índice, tem sido um motor importante para o setor, impulsionado pelo transporte de cargas e pelo transporte aéreo de passageiros. O aumento no transporte aéreo está associado ao maior número de viagens, influenciado tanto pelo aumento da renda quanto pela queda nos preços das passagens.

O índice de atividades turísticas (Iatur) também apresentou alta de 0,1% em setembro, com expansão de 5,7% no acumulado do ano e 6,6% nos últimos 12 meses. As atividades de turismo superam em 11,5% o nível pré-pandemia, estando 2% abaixo do maior patamar já alcançado.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES