Projeto Baby, me Leva! teve início em fevereiro de 2021 e trabalha desde o resgate dos pets até o encontro do animal com sua nova família
O projeto Baby, me Leva!, da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, atingiu a marca de 519 pets adotados após a realização de mais uma edição no Parque Municipal Max Feffer, no último domingo (06/11). Os números divulgados pela pasta incluem todos os pets salvos em caso de maus tratos até a oficialização da guarda responsável por parte dos novos tutores. Apenas nesta ação foram 22 adoções, sendo 12 de cães e dez de gatos.
Desde a criação do projeto, em fevereiro de 2021, o setor contabilizou 223 adoções no ano passado e 296 até esta segunda-feira (07/11) em relação a este ano. Deste montante, o balanço aponta que já são 203 pets com um novo lar durante os eventos periódicos organizados pela pasta, outras 111 diretamente na secretaria, além de 49 no espaço PlayPet, ambiente anexo ao Parque Max Feffer, no bairro Jardim Imperador.
Outro destaque são as adoções realizadas exclusivamente pelo site da iniciativa (suzano.sp.gov.br/baby-me-leva). Ao longo do período, foram registradas 156 adoções, 53 no primeiro ano da ação e 103 no segundo. No ambiente virtual, os interessados podem encaminhar um e-mail para babymeleva@suzano.sp.gov.br para manifestar o desejo de ter um novo amigo em casa e iniciar o processo de adoção.
Na visão do secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o período de ação da iniciativa superou as expectativas. “São dois anos de muito trabalho e não vamos parar por aqui. Chegamos a mais de 500 animais que puderam encontrar um lar aconchegante e uma família que os ame e respeite, isso só foi possível graças a uma ação eficaz de monitoramento e resgate conduzido em todo o município, o que nos permite tirar, por exemplo, um cachorrinho ferido das ruas de forma que consigamos tratá-lo e encaminhar para um cuidador provisório até que finalmente seja adotado por uma família”, comentou.
Para a coordenadora do PlayPet, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, as adoções são resultado direto da bondade e do carinho dos suzanenses com os pets. “São vários cães e gatos que, graças à amizade, compaixão e o desejo dos moradores de nossa cidade em acolhê-los e ajudá-los, puderam encontrar um novo lar. São seres de uma bondade e inocência infinita, e quando nos deparamos com abusos, violências e abandonos com eles, é de cortar o coração. Por isso, eu agradeço pelo trabalho que diariamente salva muitos desses bichinhos”, pontuou.
Segundo o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a marca expressiva é fruto do grande trabalho do Meio Ambiente suzanense. “Quando instituímos este projeto no começo de 2021, não pensamos nos números, mas sim, em quantos animais e munícipes estaríamos ajudando com este trabalho que, sem dúvida, vem se provando cada vez mais essencial na nossa cidade. Superar os 500 pets adotados não é uma conquista do dia para a noite, por isso, agradeço o trabalho do secretário André Chiang, do Setor de Bem-Estar Animal e de toda a pasta por garantir a vida e o carinho de tantos cães e gatos na cidade”, comentou o chefe do Executivo municipal.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano





