quinta-feira, setembro 11, 2025
Publicidade
InícioPoáSecretaria de Saúde de Poá faz alerta por baixa procura de vacina...

Secretaria de Saúde de Poá faz alerta por baixa procura de vacina contra Poliomielite

Até o momento apenas 36,83% das crianças de um a quatro anos foram vacinadas; Campanha vacinal segue até o próximo dia 30 de setembro

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Poá, nesta quarta-feira (14/09), somente 36,83% do público-alvo foi imunizado contra a Poliomielite no município. No total, 2.424 crianças receberam a dose do imunizante desde o inicio da Campanha de Vacinação, no último dia 5 de agosto. O município tem por objetivo vacinar 95% das 5,7 mil crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias (número estimado).

Ainda de acordo com informações da Pasta, até o momento a maior procura foi entre as crianças de até um ano, porém, a porcentagem de vacinados nesta faixa etária foi de apenas 42,57%. Enquanto isso, a imunização das crianças de dois, três e quatro anos, permanece na casa dos 30%. “Precisamos subir a porcentagem de crianças vacinadas contra a Poliomielite em Poá. Estamos promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite em todas as UBS’s (Unidade Básica de Saúde) da cidade, entretanto, os números mostram que estamos distantes de atingir a meta estipulada”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

Desde o início da Campanha, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, tem realizado ações estratégicas para conseguir alcançar o maior número possível de crianças como, por exemplo, o Dia D de Vacinação no último dia 20 de agosto, onde cerca de 800 crianças foram imunizadas. Durante a 47ª edição da Expoá (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais), realizada neste mês de setembro, a Tenda da Saúde que esteve presente na festa, durante sete dias do evento, também efetuou a imunização, mas em virtude da baixa procura somente 16 doses foram aplicadas.

O diretor do Departamento de Vigilância e Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, reforçou a importância dos responsáveis procurarem os postos de saúde e vacinar suas crianças. “Em todo o País estamos com um alto risco de epidemia de paralisia infantil, justamente, por essa baixa adesão da Campanha Nacional contra a Poliomielite, por isso, peço que os pais e/ou responsáveis, levem seus filhos até a UBS mais próxima à sua residência para receberem o imunizante. Desta forma, conseguiremos manter o controle dessa doença tão letal para os nossos pequenos”, salientou.

Em virtude da baixa adesão, a Campanha Nacional contra Poliomielite, inicialmente prevista para ser encerada no dia 09 de setembro, foi prorrogada no município até o próximo dia 30. A imunização pode ser feita das 9 às 15 horas, em todos os postos de saúde, exceto a UBS Doutor Oswaldo Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, onde a imunização é feita das, das 9 às 18 horas. Para receber os imunizantes é preciso apresentar a carteirinha de vacinação, um documento com foto e um comprovante de endereço.

Números da vacinação:
Até 01 ano – 579 doses aplicadas (42,57% da cobertura vacinal)
01 a 02 anos – 585 doses aplicadas (33,62% da cobertura vacinal)
02 a 03 anos – 635 doses aplicadas (36,49% da cobertura vacinal)
03 a 04 anos – 625 doses aplicadas (35,91% da cobertura vacinal)

Total: 2.424 doses aplicadas (33,62% da cobertura vacinal)

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES