Na manhã desta quinta-feira, dia 24/02, durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde de Santa Isabel, foi definida a composição da comissão para Conferência de Saúde Mental. O município já se prepara para a participação ativa no evento de cunho nacional, embasado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a iniciativa é responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O tema da 5ª CNSM (Conferência Nacional de Saúde Mental) é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Já o eixo principal da 5ª CNSM é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo:
Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Em Santa Isabel, a comissão será formada da seguinte forma: Madalena Santos, usuária do SUS; Célia Brito, representando a gestão; Elia Rodrigues Ramos, trabalhadora do SUS; Renata Amaral, Coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Ingrid Werneck, representando a UPA; e Lilian Barbosa, representante da Sociedade Caminho de Damasco.
Representando a Comissão Legislativa de Saúde, o vereador Marcos Cannor participou da reunião, e reafirmou seu compromisso com a causa:
“A Saúde Mental é minha bandeira, e não medirei esforços para fomentar essa discussão, trazer conscientização e buscar melhorias para Santa Isabel. Me coloco à disposição da comissão para colaborar no que for possível. Com o apoio do prefeito, dr. Carlos Chinchilla, vamos em frente nessa caminhada!” declarou o edil.