sábado, setembro 13, 2025
Publicidade
InícioGuararemaRede Municipal de Ensino finaliza passeios do projeto Mirando Guararema

Rede Municipal de Ensino finaliza passeios do projeto Mirando Guararema

Evento foi uma iniciativa da Secretaria de Educação, em comemoração aos 123 anos da cidade

A Rede Municipal de Ensino finalizou, neste mês, as aulas-passeio do projeto Mirando Guararema. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Educação, em comemoração aos 123 anos da cidade.

Por meio de aulas-passeio, os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) visitaram os principais pontos turísticos de Guararema, conhecendo parte da sua história e curiosidades. O passeio iniciava na Igreja da Freguesia da Escada, por estar associada às origens da cidade; em seguida, Recanto do Américo, onde fica a árvore do pau d’alho, que deu nome a Guararema; a parada para o piquenique acontecia no Parque da Pedra Montada Dr. Isidoro Martins Ruiz; e para finalizar, os alunos desembarcavam no Mirante Prefeito Gerbásio, para admirar a cidade por completo.

Todas as crianças que participaram do passeio, que iniciou em agosto, cerca de 2,1 mil alunos, receberam binóculos identificados nominalmente.

Durante a aula-passeio, os alunos foram conduzidos pelo artista local Washington Soul, que fez as vezes de um “guia turístico” e, acompanhado pelas assessoras Emanuela Santos e Layany Souza, enalteceram a cidade, fortalecendo o vínculo afetivo entre ela e os moradores-mirins.

Além da diversão, o aprendizado esteve presente em todos momentos. Todas as turmas pesquisaram informações e desenvolveram atividades didático-pedagógicas antes e após a aula-passeio, o que gerou uma aprendizagem significativa aos alunos.

Ao final do evento,os alunos da Rede Municipal receberam um encarte com sementes da árvore Pau D’Alho, com dicas para o plantio das sementes.

Layany Souza, Assessora da Secretaria de Educação, relata o impacto do passeio na realidade das crianças da Rede. “O Mirando Guararema foi uma ousada iniciativa da Secretaria de Educação, que devido à pandemia, ficou sem desenvolver atividades extraclasse com as crianças. Depois de 2 anos, foi oportunizado aos alunos, além do aprendizado, o convívio fora do ambiente escolar e o resgate da história local, tornando-os multiplicadores no núcleo familiar e sociedade”, enfatiza.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES