sexta-feira, setembro 19, 2025
Publicidade
InícioGuararemaPrograma Colhendo Saberes retoma aulas-passeio na Escola da Natureza de Guararema

Programa Colhendo Saberes retoma aulas-passeio na Escola da Natureza de Guararema

Programa Colhendo Saberes retoma aulas-passeio na Escola da Natureza de Guararema

Escola da Natureza Francisca Lerario recebe alunos da Rede Municipal de Ensino para visitas guiadas com atividades de conscientização ambiental ao estilo “mão na massa”

A Escola da Natureza Francisca Lerario, no bairro Feital, em Guararema, volta a receber alunos da Rede Municipal de Ensino para visitas guiadas. Por lá, as crianças do maternal I ao 5º ano têm a oportunidade de aprender sobre os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) no Espaço Visão do Paraíso; colher verduras fresquinhas na Horta do Seu Antonio; preparar um nutritivo lanchinho no ‘Espaço Comer Bem… que mal tem?’; e muito mais.

Retomadas no início de abril, as atividades fazem parte do Programa Colhendo Saberes, que levará mais de 3.600 estudantes para aulas-passeio na Escola da Natureza, ambiente aberto que proporciona contato com o meio ambiente e momentos “mão na massa”.

Exemplo deste tipo de ação é um lanchinho saudável, preparado com verduras e legumes colhidos na horta, como suco de maracujá e couve, patê de cenoura e patê de beterraba, preparados com o auxílio da equipe da Escola da Natureza, que desde 2019 oferece espaço de visitação e aprendizagem com base em quatro pilares: arte, educação, ludicidade e meio ambiente.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, o contato com pomar, horta, canteiro culinário-medicinal, jardim e instalações inusitadas com reaproveitamento de materiais diversos constituem significativas vivências e “colheita de saberes”.

“São singelas experiências que ficam gravadas no coração dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Acreditamos e defendemos que o ensino de qualidade pode e deve acontecer em um espaço com ou sem paredes, onde o foco é a aprendizagem dos alunos. É o verdadeiro aprender brincando”, define a gestora.

E para que o desenvolvimento continue mesmo fora da Escola da Natureza, ao final das atividades os alunos da Educação Infantil recebem um “kit plantio”, com vaso, terra, muda de hortaliça e um avental.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES