Na esteira da concessão de gratuidade para o transporte coletivo no próximo domingo, data do segundo turno das eleições, onde eleitores da capital paulista e outras cidades poderão se locomover sem terem que pagar a tarifa de transporte, Guarulhos parece seguir na contramão desta tendência.
De acordo com informações o prefeito de Guarulhos, Guti, sinaliza que não adotará a concessão de gratuidade para o transporte coletivo na cidade, o que facilitaria bastante a locomoção dos eleitores que votam distante de seu domicílio.
De acordo com alguns políticos da cidade, além de sindicalistas, os motoristas e cobradores estarão nas garagens dos ônibus no próximo domingo, para garantir que todo o efetivo do transporte público circule para levar os eleitores aos locais de votação.
O vereador de Guarulhos, Brinquinho (PT), emitiu um comunicado a respeito da questão.
“Nós vamos agir contra essa ação antidemocrática e que impede o exercício de um direito fundamental: o voto. Por isso lançamos a campanha Vai Ter Voto Sim”, disse.
“Como representante de sindicato de condutores/motoristas de Guarulhos e Região, definimos juntamente com a categoria que estaremos nas garagens no domingo, dia da eleição, para garantir que todo o efetivo do transporte público circule para levar os eleitores aos locais de votação”, completou o vereador.
“Caso as empresas tentem diminuir o efetivo comum, pegaremos os ônibus e colocaremos nas ruas para garantir aos cidadãos de Guarulhos e Região o exercício de seus direitos constitucionais, concluiu o vereador guarulhense Brinquinho, por meio de suas redes sociais.
Até o momento o poder público municipal de Guarulhos ainda não se manifestou de forma oficial sobre se dará a concessão para o eleitor se locomover gratuitamente no transporte coletivo da cidade no domingo ou não.