domingo, outubro 26, 2025
Publicidade
InícioGuararemaNo Dia Nacional do Turismo, celebre as belezas naturais e os atrativos...

No Dia Nacional do Turismo, celebre as belezas naturais e os atrativos de Guararema

Município de Interesse Turístico (MIT) que vem cumprindo todos os requisitos para se tornar Estância Turística, Guararema conta com parques, praças, centros comerciais, espaços arborizados e muito mais

Nesta segunda-feira (8) é comemorado o Dia Nacional do Turismo. E se é assim, então também é dia de celebrar Guararema, um dos principais Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Alto Tietê e forte candidata a se tornar, muito em breve, Estância Turística.

“Valorizamos o turismo enquanto prática que traz sorrisos, que gera renda, que une famílias e que movimenta a nossa cidade. Temos orgulho em apresentar nossa diversidade de opções, todas com acesso gratuito e facilitado para todas as idades. Há Guararema para as famílias, para os aventureiros, para os grupos religiosos, para os turistas de um dia, para quem prefere se hospedar, para os ciclistas, para todos”, comemora o prefeito da cidade, o Zé.

“Estamos cumprindo com todos os requisitos para chegar ao status de Estância Turística, e recentemente entregamos um ofício sobre este assunto ao secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Entendemos que Guararema tem enorme potencial nesta área e por isso seguimos investindo nossos esforços nela”, completa o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que comemora a estrutura da cidade, que conta com Centros de Atendimento ao Turista (CATs) em pontos estratégicos, parques, praças e muito mais.

Na Igreja Nossa Senhora da Escada, construída pelos povos indígenas sob a orientação dos jesuítas em 1652, está a única imagem de São Longuinho, o santo das causas e objetos perdidos, em todo o Brasil.

No Recanto do Américo (Parque do Pau D’alho), muitas emoções aguardam os visitantes, já que além de conhecer a bicentenária árvore que é símbolo e cartão postal de Guararema, com 33 metros de altura, é possível fazer um passeio em duas ilhas banhadas pelas águas do Rio Paraíba do Sul.

Há um circuito de praças que faz do passeio a pé um momento agradável e surpreendente. Enquanto a Praça Coronel Brasílio Fonseca é lar de um clássico coreto e palco para inúmeras manifestações culturais, a Praça Nove de Julho abriga a Igreja Matriz de Guararema, construída em 1875 e ainda um imponente templo de fé.

Anexa a esta praça estão o Pátio Zé da Bala e a Travessia Dona Vitória, espaços que se conectam ao Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, onde fica o Centro Artesanal Dona Nenê e um ambiente arborizado ideal para o descanso e a contemplação da natureza.

Também é possível transitar entre as praças pelo Boulevard Major Paula Lopes, o calçadão, que além de reunir diferentes opções gastronômicas também é um grande centro comercial, com destaque para o Mercado Municipal, espaço afetivo, de cultura, tradição e memória que preserva características da construção original, de 1919.

Mas Guararema é muito mais do que tudo isso. Acima de tudo, Guararema é natureza, já que além de muito verde e do Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade, apresenta outras belezas naturais, como o Parque Municipal da Pedra Montada, que intriga os visitantes com uma misteriosa escultura natural: a sobreposição de duas pedras gigantes.

Uma vista de tirar o fôlego aguarda os turistas no Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, que fica a 80m de altura e oferece vista panorâmica da cidade, com direito a um espaço instagramável inesquecível.

E como falar de Guararema sem lembrar da ferrovia? A Estação Guararema, que fica na área central da cidade, é patrimônio tombado e mostra como era feito o transporte de cargas e pessoas entre 1876 e 1970 a partir de um passeio em trem turístico que leva a outra pérola local: o Núcleo Turístico de Luís Carlos.

Com vila ferroviária histórica e cenários que parecem ter saído de uma novela, Luís Carlos é opção ideal para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, amigos ou grupos de ciclistas, motociclistas e entusiastas de carros antigos.

E não é só isso: Guararema tem muitos atrativos a serem explorados, com roteiros completos em várias áreas, como turismo náutico, de eventos e religiosos, a exemplo da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, que é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), ou então de várias cachoeiras e propriedades rurais incríveis.

Acesse www.guararema.sp.gov.br/turismo e conheça as várias rotas turísticas, que incluem também opções para amantes do ciclismo, da boa gastronomia e da hotelaria, para quem procura lazer, para todos os públicos. Visite, conheça, ame e compartilhe Guararema.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES