Ação na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, na região central, realizou procedimentos em 74 cães e 53 gatos; iniciativa teve apoio da unidade volante ‘CastraMóvel’
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a castração de 127 animais durante mutirão promovido no último sábado (22/06) na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro da cidade. A iniciativa contou com apoio do vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e garantiu intervenções a 74 cães e 53 gatos.
Por meio dos R$ 239.888 conquistados mediante emendas impositivas dos então deputados Estevam Galvão (estadual) e Bruno Lima (federal), a clínica veterinária conveniada realizou o procedimento de forma gratuita para que tutores e protetores possam fazer o controle de natalidade de seus animail, garantindo a saúde plena dos pets.
O processo contou ainda com o apoio da estrutura do “CastraMóvel”, unidade volante que garante mais facilidade no atendimento, e de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que auxiliaram na coordenação de toda a ação.
Para o próximo mutirão de castração, que deve acontecer na segunda quinzena do mês de agosto, a expectativa é seguir com o atendimento prioritário aos munícipes previamente inscritos. Neste contexto, a pasta reforça que mediante o chamamento, os munícipes devem confirmar a participação no processo e comparecer ao local denominado, evitando com que outros donos de pets percam a oportunidade de comparecer.
Por sua vez, aos que desejam contemplar seu pet com o procedimento mas ainda não fizeram o cadastro, é necessário acessar o formulário on-line no link bit.ly/Castracao-Suzano, bastando inserir nome completo, CPF, endereço e número de telefone para contato, além de enviar cópias digitalizadas do RG e de um comprovante de endereço do tutor responsável para o setor.
O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, ressaltou que desde o início do projeto de castração, em 2018, a pasta já realizou 7.172 atendimentos e a expectativa é garantir mais de mil castrações até o final do ano. “Este é um trabalho que visa a garantia da vida e segurança dos animais de estimação. Inclusive, nossa meta é levar essa oportunidade a cerca de 1,6 mil pets até o primeiro semestre de 2023, o que nos permitiria beneficiar vários público em toda a cidade”, concluiu.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou aos envolvidos e agradeceu o apoio dos parlamentares no processo. “As emendas conquistadas pelos deputados Estevam Galvão e Bruno Lima são fundamentais para que possamos conduzir este processo. Agradeço a eles pelo apoio, assim como a presteza do vereador Marcel da ONG, do secretário André Chiang e de toda a equipe envolvida no processo”, disse.
Ao longo do dia, os secretários municipais Pedro Ishi (Saúde) e Alex Santos (Governo) também visitaram o local, assim como o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva.
Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano