Somando esforços ao Programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal, lançado em 2024, que oferece absorventes gratuitamente por meio da rede Farmácia Popular para pessoas com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), a cidade de Arujá reafirma seu compromisso com a dignidade menstrual ao fortalecer Políticas Públicas e incentivar a mobilização da Sociedade Civil. Além da distribuição de produtos, o programa promove ações educativas e combate o estigma relacionado à menstruação, visando saúde, informação e equidade.
Segundo levantamento da base de dados do Cadastro Único do município, o público elegível é composto por mais de 1.500 adolescentes entre 10 e 18 anos e mais de 4.700 mulheres adultas, entre 19 a 49 anos. Cada beneficiária tem direito a 40 absorventes a cada 56 dias, o que equivale a dois ciclos menstruais.
Para acessar o benefício, é necessário:
1. Estar inscrito no CadÚnico;
2. Ter entre 10 e 49 anos;
3. Emitir a autorização digital no aplicativo ou site “Meu SUS Digital”;
4. Atender a pelo menos um dos critérios de vulnerabilidade:
o Ser estudante de escola pública com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
o Estar em situação de rua;
o Ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.
Em uma ação conjunta entre o Fundo Social de Solidariedade e a Sociedade Civil, o Fundo Social de Solidariedade de Arujá tem desenvolvido iniciativas locais para ampliar o acesso à dignidade menstrual. Uma das mais recentes mobilizações resultou na doação de 26.014 absorventes, arrecadados pelo grupo As Cunhas, com o apoio de motoclubes da cidade. Os itens serão encaminhados a alunas em situação de vulnerabilidade nas 14 escolas estaduais do município, com distribuição realizada em parceria com a Diretoria Regional de Ensino.
A entrega simbólica foi realizada, no mês de junho, à presidente do Fundo Social, Clau Camargo, que destacou a força da mobilização comunitária na promoção de direitos: “Essa é uma pauta de dignidade. Quando unimos forças por uma causa como essa, mostramos que solidariedade se faz com ação”, afirmou.
A atuação do Fundo Social reflete um compromisso contínuo com políticas que ultrapassam a assistência imediata, promovendo igualdade de acesso, saúde e permanência escolar para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Como retirar os absorventes gratuitos?
Basta procurar uma farmácia credenciada e apresentar a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, em formato digital ou impresso, que deve ser gerada via aplicativo ou site do “Meu SUS Digital” – a autorização vale por seis meses; documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF da beneficiária. A retirada dos absorventes para menores de 16 anos deve ser feita por seu responsável legal.
ONDE RETIRAR OS ABSORVENTES GRATUITOS EM ARUJÁ?
• Drogaria São Paulo – Av. Antonio Afonso de Lima, 209 – Centro
Atendimento de segunda a domingo, 24h por dia
Telefone: (11) 4653-6650
• Povo Farma – Av. dos Expedicionários, 1260 – Centro
Atendimento de segunda a domingo, 24h por dia
Telefone: (11) 4653-6650
Como gerar o documento de autorização?
A emissão de autorização para retirada de absorventes será feita exclusivamente por meio do Meu SUS Digital, que pode ser acessado pelo site (https://meususdigital.saude.gov.br/login ) ou pelo aplicativo (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital&hl=pt_BR&gl=US ou https://apps.apple.com/br/app/meu-sus-digital/id1045754608 ).
Ao entrar no Meu SUS Digital com o login do gov.br da pessoa interessada, ela vai ver a imagem que representa o programa: Se a pessoa estiver dentro dos critérios do programa, vai aparecer na tela o campo “Emitir Autorização”.
Ao clicar nessa opção, a autorização que deve ser levada à Farmácia Popular será emitida.
Para mais informações, ligue 136 para acessar o Disque Saúde.