quinta-feira, setembro 11, 2025
Publicidade
InícioGeralGrupo Romaria Flamingo representa Guarulhos na peregrinação ao Santuário de Aparecida

Grupo Romaria Flamingo representa Guarulhos na peregrinação ao Santuário de Aparecida

No mês de outubro é comum se observar na rodovia Presidente Dutra, em SP, pessoas e grupos, normalmente uniformizados caminhando com destino a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, para celebrar no dia 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Representando Guarulhos nessa peregrinação o JM Metrópole destaca o grupo Romaria Flamingo Guarulhos.
Mas antes de falarmos desse valoroso e fiel grupo de romeiros, vamos passear um pouco pela belíssima história da peregrinação à cidade de Aparecida.

A história dessas peregrinações começaram mesmo antes da construção da primeira igreja, em 1745. Desde 1717, a partir de quando se encontrou a imagem de Nossa Senhora, muitas famílias já se organizavam para se reunir e venerar a Mãe de Deus, chamada pelos pescadores de Aparecida.

Em 1817 aumentou o número das romarias vindas das cidades do estado de São Paulo e Minas Gerais. Em 1894, os missionários redentoristas recém-chegados da Alemanha registravam cerca de 150 mil romeiros por ano no Santuário de Aparecida. Naquela época, os transportes mais comuns das romarias eram o trem, cavalos, burros, cargueiros e caminhões com romeiros em suas carretas.

A notícia da primeira romaria organizada é datada de 9 de setembro de 1873, vinda da cidade vizinha de Guaratinguetá (SP), com os devotos da Paróquia de Santo Antônio.

Entre as grandes romarias, destaca-se a da Arquidiocese de São Paulo, no dia 8 de setembro de 1900, e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em 16 de dezembro do mesmo ano.

Até a década de 1940, havia um ritual especial para a chegada e partida das romarias no Santuário. Um missionário era responsável por encontrar as romarias na Central do Brasil, para seguirem em comboio até o Santuário com cânticos e preces. O mesmo acontecia no retorno, sempre acompanhados de uma banda de música para animar os peregrinos.

Em 1972, foram organizadas as romarias nacionais das Conferências Vicentinas, dos Congregados Marianos, do Apostolado da Oração, da Legião de Maria, dos Irmãos do Santíssimo e da Irmandade do Rosário.
Atualmente, são mais de 300 mil romeiros que se dirigem ao santuário, vindos de todos os cantos do Brasil e do mundo. São mais de 300 anos de história de uma peregrinação de fé e agradecimentos a padroeira do Brasil.

Um grupo da cidade de Guarulhos se destaca nessa peregrinação, é o grupo Romaria Flamingo Guarulhos. O grupo de romeiros iniciou sua história de peregrinação em 2014, com Adalberto Medeiros e seu sobrinho fazendo a caminhada até Aparecida. No ano seguinte Adalberto chamou membros de sua família e amigos e refez a caminhada para louvar Nossa Senhora Aparecida.

A partir daí a idéia se fortaleceu, o grupo cresceu e então em 2016, surgiu o grupo Romaria Flamingo Guarulhos. Atualmente o grupo e capitaneado por Solange Medeiros e Gilda Benício.

O grupo de romeiros conta com apoio logístico e com doações de produtos e recursos necessários para promover a caminhada anual de peregrinação á Aparecida para louvar Nossa Senhora Aparecida. Vale destacar que as ações do Grupo Romaria Flamingo Guarulhos não tem fins lucrativos, as doações são feitas por amigos, simpatizantes das ações e por familiares dos romeiros e todos os recursos que eventualmente sobram após a peregrinação , são doados a instituições de caridade.

Nestes últimos anos os romeiros de Guarulhos contam com o fortalecimento de um grupo de Cotia, além de romeiros vindos de Curitiba e Londrina no Paraná. Esses romeiros se juntam aos romeiros guarulhenses no caminho e seguem unidos rumo ao Santuário de Aparecida para praticar sua fé, sua devoção, agradecer e louvar a querida Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES