O evento que recebeu diversas famílias e com grande adesão das mulheres de Arujá, foi realizado no parque Cidade Natureza
O encerramento do Mês da Mulher em Arujá foi marcado pelo evento “Cuidando de Quem Cuida”, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), com o apoio das secretarias municipais e diversos patrocinadores. Realizado neste sábado (29/03), no Parque Cidade Natureza, o evento reuniu centenas de mulheres para um dia especial com atividades de lazer, autocuidado e acesso a serviços essenciais.
A programação contou com aulas de ginástica, atendimento psicológico, espaço da beleza, orientações jurídicas, orientação para empreendedores e de defesa da mulher, além de uma feira de artesanato e barracas de comércio local. A saúde também esteve em foco, com serviços como vacinação contra febre amarela, aferição de pressão e testes de glicemia.
Outro destaque foi a aula de defesa pessoal, ministrada pelo professor Kitner Mendonça, do programa Viva Esporte, ensinando técnicas práticas para aumentar a segurança das mulheres. O evento ainda ofereceu oportunidades de capacitação profissional, com inscrições para cursos gratuitos do Fundo Social de Solidariedade, como “Fabricação de Pães Doces”, “Ajuste e Reforma de Roupas” e “Cupcakes”.
Além das atividades, a festa teve um grande sorteio de prêmios, incluindo geladeira, fogão, micro-ondas, televisores, notebook, eletrodomésticos e vales-presente. O público também aproveitou um animado show da cantora Silvana Cardoso, que trouxe muita música e alegria para a celebração.
O prefeito Luís Camargo destacou a importância do evento e anunciou um grande avanço para a cidade:
“É uma alegria estar aqui, parabenizo a todas que estão presentes. Eu fui filho de uma mulher sensacional, que veio de uma plantação de café, chegou em São Paulo com 16 anos, lutou e criou a gente. A mulher tem que cada dia ocupar mais espaço. Agora, vamos lançar em abril a licitação para a construção do Pró-Mulher em Arujá, mais uma grande conquista!”
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Clau Camargo, ressaltou os esforços da gestão para garantir o acesso das mulheres à saúde e capacitação:
“Neste mês de março, anunciamos a ampliação do horário para a realização de mamografias nas nossas clínicas conveniadas, para atender todas as mulheres, como as mães que trabalham e só podem se cuidar à noite. Essa é uma ação permanente, porque precisamos nos cuidar. Estamos aqui para ajudar e criar oportunidades, com cursos e iniciativas que garantam a independência das mulheres.”
Estiveram presentes no evento o prefeito Luís Camargo, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Prof.ª Cris do Barreto, a delegada Regina Campanelli, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), além de demais vereadores, secretários municipais, servidores e a população.
O JM Metrópole conversou com a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Arujá, Prof.ª Cris do Barreto sobre a importância do evento.
“ Com todas as ações desenvolvidas na cidade, chegamos a atingir o nosso público, que era o que a gente queria. Quase todas as mulheres agendaram seus exames, cursos de capacitação, inscrições para os cursos de dança, palestras, participando de todas as nossas atividades , no mês de março, disse a vereadora.
A delegada Dra. Regina Campanelli também falou ao JM Metrópole sobre o evento e os avanços da área de segurança para as mulheres em Arujá.
“ O mês de março foi um mês emblemático em Arujá, com a rede de apoio integrada fez um trabalho muito bonito, com palestras, blitz na rodoviária, também comemoramos os 4 anos da DDM Arujá, e o resultado é ótimo. Foram 3200 mulheres atendidas, mais de 1500 inquéritos policiais instaurados, 600 medidas protetivas concedidas pelo poder judiciário. Isso significa que a mulher precisa realmente de um lugar pra se sentir acolhida e a delegacia da mulher, traz esse acolhimento”, destacou a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Arujá.
“ A patrulha Maria da Penha fiscaliza o descumprimento das medidas protetivas, auxiliando as mulheres a utilizar o aplicativo de botão do pânico, que quando acionado faz com que a patrulha se dirija a mulher imediatamente para verificação e tomada de ações necessárias”, completou.
Quem também destacou a importância e o sucesso do evento foi a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo.
“Primeiramente eu quer agradecer a presença de vocês da imprensa, e dizer que o mês de março fo muito especial, todo dia é o dia da mulher e nós fizemos ações que ficarão de forma permanente, como por exemplo a extensão do exame da mamografia, que era feito das 8h as 17h e partir de 15 de março, de forma permanente, passou a ser realizado com horário estendido, até as 20h, pensando nas mães que trabalham fora, que cuidam de filhos e maridos. Pensamos nessa ação porque percebemos que muitas mulheres deixavam de realizar esse importante exame, por falta de tempo”, disse a primeira dama de Arujá.
“ Tivemos além de grandes ações na área da saúde também no fundo social , desenvolvimento econômico, tivemos vários cursos de capacitação, também uma ação permanente que planejou ações para o ano inteiro para as mulheres tenham a própria renda, tenha a emancipação social, para que as mulheres que sofrem violência doméstica possam sair desse ambiente agressor porque sabemos que um dos motivos delas permanecerem nesse ambiente é dependência financeira, e nós queremos capacitar, empoderar nossas mulheres, para que conquistem essa independência”, concluiu Clau Camargo.
A promessa das autoridades é da realização de amis eventos que fomentem o desenvolvimento econômico e social da população de Arujá.
O evento deste ultimo final de semana foi um verdadeiro sucesso e contou com a participação de mais de 1000 mulheres, fortalecendo a participação e o protagonismo feminino na cidade de Arujá





