terça-feira, outubro 28, 2025
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Free flow avança no Brasil e tags são os meios de pagamento mais recomendados; saiba por quê

De descontos em tarifas à praticidade no pagamento, os benefícios são diversos; dispositivos já ultrapassam os 12 milhões no país

São Paulo, outubro de 2024 – Desde o ano passado, os brasileiros vêm acompanhando a implantação de um sistema de cobrança por pórticos, que substituem as praças físicas e trazem uma cobrança por trecho, mais justa para os usuários, e sem a necessidade de redução de velocidade dos veículos. Conhecido como free flow, esse sistema de pedágio eletrônico está ganhará ainda mais espaço no Brasil com a divulgação da Resolução nº 1013/2024 pelo Contran, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. Atualmente, quatro concessionárias já o utilizam e incentivam o pagamento com tag é a opção mais conveniente, pois o uso do dispositivo isenta os motoristas de preocupações futuras relacio. Além das tags, os motoristas têm a opção de acessar os canais das concessionárias ao fim da viagem para fazer o pagamento, o que pode levar o motorista a esquecer e resultar no recebimento de multas.

As tags de pagamento automático têm se mostrado a opção mais recomendada para os motoristas. Além de oferecer praticidade e conveniência, as tags garantem que o pagamento seja realizado de forma automática e segura, sem a necessidade de uma ação proativa do motorista para fazer o pagamento da tarifa depois do trajeto percorrido. O conceito do free flow é dar mais fluidez ao trajeto dos motoristas, e as tags são a única maneira de o motorista ter a experiência do free flow na sua totalidade.

“As tags são essenciais para o avanço do free flow no Brasil. Seja em rodovias com praças convencionais ou que já contam com a tecnologia, elas se mostram como uma solução prática e eficiente ao setor e, principalmente, aos motoristas, reduzindo o tempo de viagem, oferecendo descontos em tarifas, diminuindo o gasto com combustíveis e proporcionando uma experiência de viagem mais segura, fluida e descomplicada”, afirma André Turquetto, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) e CEO da Veloe.

Atualmente, as tags concedem descontos automáticos de 5% por meio do Desconto Básico de Tarifa (DBT) em 27 rodovias federais e 58 estaduais, e descontos progressivos que podem superar os 90% em 24 praças federais e 55 pontos estaduais, por meio do Desconto de Usuário Frequente (DUF). No entanto, a associação está realizando neste momento um estudo em que revisa o desconto ideal para os dias atuais, que já mostra que poderia ser entre 20% e 30% para incentivar ainda mais motoristas a adotarem as tags. Além do pagamento do pedágio, as tags são aceitas em estabelecimentos como estacionamentos, drive-thrus, postos de combustíveis, entre outros.

Cenário de implantação do free flow pelo Brasil

Inspirado pelo sucesso do free flow em outras partes do mundo há algumas décadas, o Brasil adotou essa tecnologia com o objetivo de melhorar a mobilidade nas estradas, reduzir congestionamentos e diminuir a emissão de poluentes.

O avanço do free flow no Brasil é um passo importante rumo a um sistema de transporte mais moderno e eficiente. Com a previsão de expansão para diversas rodovias nos próximos anos, a expectativa é que essa tecnologia se torne cada vez mais comum, trazendo benefícios tanto para os motoristas quanto para a infraestrutura viária do país.

Atualmente, o sistema free flow está em operação nas seguintes rodovias:

RJ: Rio-Santos (BR-101), com pórticos em Paraty (Km 538), Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414). Concessionária CCR RioSP. Informações sobre o pagamento das tarifas em: https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/servicos/calcular-pedagio/

RS: ERS-122, com pórticos em Farroupilha (Km 45,5), São Sebastião do Caí (Km 4,6), Antônio Prado (Km 108,2) e Ipê (Km 122); ERS-240, com pórtico em Capela Santa (Km 30,1) e ERS-446, com pórtico em Carlos Barbosa (Km 6,5). Concessionária CSG. Informações sobre o pagamento das tarifas em: https://freeflow.csg.com.br/

MG: MG-459, com pórtico em Monte Sião (Km 12,7). Concessionária EPR Sul de Minas. Informações sobre o pagamento das tarifas em: https://eprsuldeminas.com.br/pedagio-sem-cancela/

SP: SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari), com pórtico em Itápolis (Km 179), sentido leste. Concessionária EcoNoroeste. Informações sobre o pagamento de tarifas em: https://freeflow.econoroeste.com.br/

Em breve, o sistema free flow estará disponível também nas seguintes rodovias:

SP: SP-099 (Rodovia dos Tamoios), no trecho do Contorno de São Sebastião. Operação prevista para novembro. Concessionária Tamoios. Informações em https://freeflowtamoios.com.br/
SP: SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari) com pórtico em Jaboticabal (Km 110), sentido oeste. Operação prevista para novembro. Concessionária EcoNoroeste. Informações sobre o pagamento de tarifas em: https://freeflow.econoroeste.com.br/
SP: BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), no trecho de Guarulhos. Operação prevista para o 1º trimestre de 2025. Concessionária CCR RioSP.

Fonte: Levantamento consolidado pela Abepam

Sobre a Abepam

Criada em dezembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) reúne as principais empresas do setor – ConectCar, Taggy (Greenpass), Move Mais, Sem Parar e Veloe – e tem a missão de contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. O objetivo é criar um ecossistema mais eficiente e competitivo, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento saudável do mercado em benefício da sociedade.

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