Assim como a implantação de botões de pânico, a novidade faz parte de um pacote de medidas emergenciais de reforço à segurança nas unidades de ensino
Em razão do crescente número de violência em unidades escolares em diferentes pontos do Brasil, a Prefeitura de Guararema coloca em prática uma série de medidas emergenciais que reforçam os protocolos de segurança já existentes na Rede Municipal de Ensino. A partir desta quinta-feira (20), todas as escolas municipais passam a ter um segurança na entrada, para auxiliar no controle de acesso, e estão sendo implantados botões de pânico.
Anunciadas há poucos dias, as medidas entram em vigor em caráter de urgência, para fazer com que as escolas continuem sendo um ambiente seguro às crianças e profissionais. O acesso ao ambiente escolar já era restrito aos alunos, mas agora conta com segurança extra. E em caso de necessidade, os botões de pânico, ao serem acionados, agilizam o suporte das forças de segurança.
“Em Guararema a Educação vem em primeiro lugar. E isso se estende, é claro, à segurança das nossas crianças, que é prioridade total. Por isso avaliamos o que poderia ser feito, e em caráter emergencial, já estamos tornando realidade estas medidas, que são contínuas e se estendem por toda a rede municipal de ensino”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé, que esteve na Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, no bairro Itapema, para conferir de perto as novidades.
Vale lembrar que hoje todas as unidades municipais contam com monitoramento por câmeras vinculadas ao Centro Integrado de Segurança (CSI), e há em andamento um estudo, também em caráter emergencial, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e pelo Centro Integrado de Segurança (CSI), para a definição da ampliação da rede de monitoramento com mais câmeras no entorno das unidades de ensino, medida esta que vale inclusive para os arredores das escolas estaduais.
Além destas ações, desde 2019 toda a Rede Municipal de Ensino de Guararema conta com um Manual de Segurança Escolar, material que serve de apoio aos gestores escolares nas questões relacionadas à segurança e foi implantado com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Debate sobre a segurança
Ao longo das últimas semanas, a Prefeitura de Guararema vem participando de uma série de reuniões para discutir as medidas de reforço à segurança nas escolas. Em uma delas, estiveram presentes, na sede do Centro Integrado de Segurança (CSI), os vereadores e também o secretário municipal de Segurança Pública, Edson Roberto Pinto de Moraes, a chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Camila Borges Pimentel Nogueira e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Cleber Vinicius Kerchner, para conversar com o capitão Flávio Roberto da Silva, da 3ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M).
Na ocasião, Flávio detalhou o esquema de segurança que vem sendo adotado pela PM, com rotina de rondas internas e externas nas escolas estaduais, o que também passa a valer para as escolas municipais, que vão da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Ciclo I, com alunos de 6 meses até 11 anos.
Já em outro encontro, a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes junto ao capitão Flávio conversaram com as Gestoras das Escolas Municipais, que receberam folders com endereços e telefones úteis (como os números do CSI, SAMU, Bombeiros, Santa Casa, PM, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia e outros), que foram distribuídos aos alunos e afixados nos ambientes escolares.
Durante esta reunião, no auditório da Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo, também foram fornecidas orientações sobre a “Cultura da Paz”, presente em todas as escolas municipais e repartições públicas de Guararema, que repudia discursos de ódio e qualquer forma de espetacularização da violência.