De acordo com um balanço feito pela EDP Energia, referente ao combate ao furto de energia elétrica, após 33.622 fiscalizações feitas pela empresa em 2022, o volume de energia recuperada, mais de 65 mil MWh, é aproximadamente o equivalente ao consumo dos municípios Ferraz de Vasconcelos, Poá e Guararema juntos por um mês.
Os significativos investimentos da EDP em tecnologia têm sido ferramenta fundamental para o combate a esse crime. O levantamento de potenciais pontos de irregularidades é realizada por meio da análise, em boa parte feita computacionalmente por meio de algoritmos, métodos e ferramentas estatísticas, através dos diversos padrões de consumo dos clientes.
A companhia mantém ainda o treinamento intenso das equipes para uma atuação cada vez mais rápida e eficaz. As inspeções de campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede.
CRIME
Previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa”. E, conforme a regra da Resolução Aneel, é realizada a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
De acordo com EDP, a ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento para sua residência, comércio e nas vias públicas. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, já que os cabos da rede elétrica estão sempre energizados, além de prejudicar a sociedade como um todo, já que não há arrecadação de impostos sobre a energia consumida.
Com o objetivo de coibir o furto de energia, a EDP pede que a população contribua denunciando as ligações irregulares. Para isso, disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores: pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0123, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. O sigilo é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.





