Maquetes e dioramas levaram visitantes e amantes do tema à Estação Ferroviária de Guararema
Pessoas de todas as idades se encantaram durante o 2º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê. No evento, realizado no último sábado (4), na Estação Ferroviária de Guararema, chamaram atenção as maquetes e dioramas, que brilham ao recriar em miniatura uma série de situações reais.
Nem a chuva espantou o público: das 9 às 17 horas, quase mil pessoas passaram pelo local, onde puderam observar réplicas de composições reais, organizadas de maneira a simular pessoas esperando trens e também estações de trabalho.
Ao todo, oito lojistas e sete expositores marcaram presença e receberam o público, tanto com produtos e serviços como também com curiosidades e informações pertinentes ao ferromodelismo, hobby que consiste na construção de modelos de transporte ferroviário (trens, bondes, automotrizes, cenários etc.), em escala reduzida.
Por ter variedade de itens para apreciação e compra, o Encontro de Ferromodelismo serve como vitrine. Os lojistas levaram muitas opções de veículos e acessórios, mas como o catálogo é enorme, as pessoas presentes foram convidadas a se aprofundar nesta prática que tem força de colecionismo, já que os modelos, além de diferentes entre si, podem ser montados em casa, em uma atividade de família.
Quem passou pelo local pôde também participar de sorteio para um passeio de trem entre Guararema e a Vila de Luís Carlos a bordo da cabine C-30 da ABPF, com direito a um acompanhante.
Com parceria da Prefeitura Municipal de Guararema, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo, o evento teve realização de Ernesto Paparelli com apoio de grupos como Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), MRS Logística, Projeto Rádio Trem, Pedal Cafeteria e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.





