Para marcar a Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) planeja uma megaoperação com bafômetros para fiscalizar o consumo de álcool combinado com a direção de veículos em São Paulo. A operação começa nesta quarta-feira (18/9) e vai até a próxima quarta (25).
As Operações Direção Segura Integrada (ODSIs) vão acontecer em regiões com grandes índices de sinistros de trânsito e em locais que concentram bares e baladas em todo o estado. A iniciativa do Detran tem apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.
Segundo o departamento, ao menos 43 ODSIs estão programadas para acontecer, sendo pelo menos 2 fiscalizações por Superintendência. Há a possibilidade que o município realize mais de uma operação simultaneamente. As outras fiscalizações podem ocorrer nas rodovias.
Vale ressaltar que dirigir sob o efeito de álcool quando o bafômetro aponta até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido ou não soprar o aparelho são infrações gravíssimas do Código de Trânsito Brasileiro. A multa, nos dois casos, é de R$ 2.934,70 e há suspensão da carteira de habilitação.
Se o índice do bafômetro apontar a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido, o caso é considerado crime de trânsito. A multa neste caso também é de R$2.934,70 e há a suspensão da CNH, além disso, os motoristas flagrados nesta condição podem cumprir de seis meses a três anos de prisão.





