quinta-feira, outubro 2, 2025
Publicidade
InícioSuzanoCentral de Interpretação de Libras alcança 51 atendimentos em dois meses

Central de Interpretação de Libras alcança 51 atendimentos em dois meses

Projeto inédito no Alto Tietê garante atendimento especial à comunidade surda para acesso aos serviços públicos municipais

A Central de Interpretação de Libras (CIL) da Prefeitura de Suzano alcançou a marca de 51 atendimentos em dois meses de atuação. A iniciativa, que ocorre por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, é pioneira no Alto Tietê e visa promover o acesso de deficientes auditivos e de pessoas surdas aos serviços públicos municipais com acessibilidade de comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Dentre as ações realizadas destacam-se as prestadas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e em equipamentos de Assistência Social, com 19 atendimentos; consultas médicas efetuadas por meio da Rede de Atenção à Saúde, com sete; suporte para questões relacionadas ao código do consumidor junto ao Procon, também com sete; assuntos administrativos, com seis; apoio à vítima de violência doméstica, com um acolhimento; e suporte em dúvidas gerais com 11 solicitações. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e os serviços podem ser solicitados por meio de agendamento prévio no formulário on-line disponível no link bit.ly/cilsuzano.

Os atendimentos ocorrem, de forma majoritária, por videochamadas previamente agendadas com até cinco dias úteis de antecedência. O serviço também poderá ser solicitado de maneira emergencial, pelos próprios atendentes dos equipamentos públicos municipais, assegurando o auxílio de intérprete de Libras e assim garantir o pleno atendimento nos diversos serviços administrados pela Prefeitura de Suzano, tais como os acolhimentos junto ao Centro Unificado de Serviço (Centrus), ao Fundo Social de Solidariedade, entre outros.

A munícipe Ana Paula de Campos Mendonça, uma das pessoas atendidas pela iniciativa, relatou sua experiência exitosa com o serviço. “Estava com infecção no ouvido, preenchi o formulário da CIL e fui rapidamente atendida. Esta foi a primeira vez que passei por uma consulta médica em que pude me comunicar por meio da Libras com a presença de um intérprete. Agora já sei da presença da iniciativa na cidade e divulgarei para toda comunidade surda acionar e usar essa ferramenta. Me sinto muito grata e feliz por Suzano ter acessibilidade e inclusão”, comentou.

A dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, destacou a importância e o impacto positivo que o projeto vem alcançando na vida dos suzanenses. “Em pouco tempo tivemos uma grande quantidade de atendimentos, isso denota o quão fundamental é oferecer este tipo de serviço à população. Para além disso, essa iniciativa vem sendo promovida com o máximo de seriedade, de modo em que haja inclusão com comprometimento e responsabilidade”, afirmou.

Por sua vez, o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, ressaltou que o acesso à informação deve ser democratizado. “Toda essa assistência que promovemos contribui de forma positiva e direta para facilitar o processo de comunicação deste público. Além disso, esta iniciativa humaniza o acolhimento realizado pelas repartições públicas municipais, o que contribui para o pleno entendimento das informações solicitadas pelos surdos acerca de qualquer serviço que a prefeitura oferece”, disse o chefe da pasta.

 

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES