O Carnaval de 2024 em Santa Isabel não foi só diversão. Teve desfiles animados, mas também foi realizado um protesto sério sobre a falta de apoio aos blocos e a situação precária da saúde na cidade, principalmente por não ter ambulâncias do SAMU para emergências.
O Bloco do NumGuentu, com seu enredo “Viajando na Imaginação do Folclore Brasileiro”, encantou as ruas com muita alegria. Além de celebrar o Carnaval, o NumGuentu já mostrou seu compromisso com o povo e um olhar atento para a comunidade ao arrecadar e doar mais de uma tonelada de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade ao longo de 2023.
O Boi-Olá, outro bloco tradicional, fez história mais uma vez, deixando sua marca na folia com uma festa memorável no centro da cidade. No entanto, a festividade também mostrou a necessidade de mais apoio e incentivo da prefeitura para os blocos carnavalescos, ressaltando a importância de valorizar as tradições locais e investir na cultura.
Enquanto isso, o bloco Fiel Santa Isabel não apenas animou a avenida com samba e alegria, mas também fez um protesto corajoso em defesa de uma cidade melhor. Os membros do bloco levantaram questões importantes sobre a saúde pública, reforçando a necessidade de um socorro médico mais rápido e eficiente nos acidentes.
“Nós não dependemos de ninguém para fazer o Carnaval. Não temos SAMU, não temos nada nesta cidade, mas nós estamos aqui para fazer o Carnaval”, discursou Pezão, puxador e intérprete de Samba Enredo da Fiel Santa Isabel. Na sequência, ele cantou a música “Vou Festejar” em uma referência ao prefeito que abandonou a saúde. “Você pagou com traição. A quem sempre lhe deu a mão. Chora, não vou ligar”.
Em Santa Isabel, o tempo de resposta do SAMU às vezes ultrapassa uma hora, colocando em risco a vida dos cidadãos.
A caminhada pela paz no trânsito, que aconteceu no sábado, também marcou o Carnaval, homenageando vítimas de imprudência no trânsito como: Felipe Rueda, Laisson Oliveira, Guilherme dos Santos, Kauê Vinícius, Luiz Rodrigues e outros receberam tributo em um emocionante ato de solidariedade.
Em meio à festa, ficou claro que a população de Santa Isabel clama por mudanças urgentes. Não apenas na organização do Carnaval, mas também na área de saúde e segurança no trânsito.
Os blocos carnavalescos mostraram que estão dispostos a contribuir para o desenvolvimento da cidade, mas é preciso que as autoridades também façam a sua parte para garantir o bem-estar de todos os cidadãos.





