domingo, outubro 26, 2025
Publicidade
InícioGuararemaCampanha Novembro Azul em Guararema chega a seu ponto alto nesta quinta-feira...

Campanha Novembro Azul em Guararema chega a seu ponto alto nesta quinta-feira (17) com programação completa até o fim do mês

Secretaria Municipal de Saúde divulgou a programação restante da Campanha Novembro Azul, de combate ao Câncer de Próstata

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou a programação completa da Campanha Novembro Azul, de combate ao Câncer de Próstata.
Seguindo a programação que já conta com divulgação de conteúdos e de conscientização, Guararema vai realizar uma ação de Teste Rápido de PSA, para o público de 40 a 70 anos, dos dias 16 a 30 de novembro, nas UBSs Lambari e Jardim Dulce – das 7 às 16h30, e no Cesap, das 8 às 15 horas.

Também nas UBSs da cidade, ocorreu a Palestra Sobre Saúde do Homem, na Unidade do Lambari, no dia 16, e outra edição do evento ocorre na unidade Jardim Dulce, no dia 22, às 8 horas.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado nesta quinta-feira (17) os servidores municipais vestiram a cor azul, em simbologia à campanha.

Já no próximo dia 19 será realizado o Sábado Azul, com agenda programada de Urologia, Ultrassonografia de Próstata e Práticas Integrativas Voltadas Para o Homem. As ações ocorrem no Cesap, das 7h30 às 12 horas. Vale lembrar que as agendas extras de Urologia aos sábados ocorrem apenas para pacientes agendados.

“Nesta reta final da campanha Novembro Azul, que tem seu ponto alto no dia 17, vamos levar cuidados, testes e muita informação para toda a população de Guararema, em especial os homens da cidade”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. “Pedimos que todos os homens participem das ações do Sábado Azul e se cuidem!”, completa.

Câncer de Próstata
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Nos sintomas, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES