quarta-feira, outubro 22, 2025
Publicidade
InícioCâmara Municipal de ArujáCâmara de Arujá homenageará Junji Abe com título de Cidadão Arujaense

Câmara de Arujá homenageará Junji Abe com título de Cidadão Arujaense

Figura marcante e com grande representatividade no cenário político mogiano e regional, tendo sido prefeito de Mogi das Cruzes por dois mandatos e também deputado estadual e federal, Junji Abe será agraciado com o título honorífico de Cidadão Arujaense, em sessão solene ainda a ser marcada pela Câmara Municipal de Arujá.

Filho de imigrantes japoneses, Junji conheceu desde pequeno com os pais a persistência e a vontade de prosperar – sentimentos que levou para a vida pública. Prestes a completar 85 anos, o mogiano Junji Abe, até hoje é lembrado pelo significativo destaque que teve à frente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes (entidade que presidiu durante 20 anos; de 1980 a 2000) e que lhe deu maior base para gerir a cidade localizada no chamado Cinturão Verde do Estado de São Paulo.

Junji ingressou na política no início dos anos 70 como vereador da cidade. Também foi secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Indústria e Comércio de Mogi das Cruzes. Sua trajetória ainda inclui três passagens pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como deputado estadual e também, posteriormente, como deputado federal. Como prefeito de Mogi, Junji foi um dos principais articuladores para a construção do entroncamento entre as rodovias Ayrton Senna (SP-70) e a Mogi Dutra (SP-88), o que propiciou a instalação da fábrica da General Motors em solo mogiano. Exerceu dois mandatos no Executivo Municipal de Mogi das Cruzes (de 2001 a 2004 e 2005 a 2008) e presidiu a AMAT – Associação dos Municípios do Alto Tietê -, precursora do Condemat + (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e que, naquela época, já representava os anseios de 11 cidades da região.

No Projeto de Decreto Legislativo 8/2025 que concede o título a Junji Abe, e de autoria do vereador Reynaldinho, é ressaltado o impacto dos serviços prestados por Junji no setor público, em favor do desenvolvimento de Mogi das Cruzes e dos demais municípios da região. “É justa e merecida homenagem a Junji Abe, concedendo-lhe o Título de Cidadão Arujaense, cuja personalidade e trajetória pública e profissional confundem-se com a própria história de desenvolvimento do município de Arujá e de toda a região do Alto Tiête. Oriundo de família de imigrantes japoneses, Junji destacou-se como produtor rural, dirigente de entidades de classe e homem público, exercendo, com reconhecida competência, os cargos de vereador, deputado estadual, prefeito de Mogi das Cruzes, sendo o primeiro a conquistar a reeleição, e deputado federal, com forte atuação nas áreas de agricultura, abastecimento, cooperativismo e sustentabilidade. Sua dedicação em prol do desenvolvimento rural, do fortalecimento do setor produtivo, da gestão responsável dos recursos naturais e da integração dos municípios do Alto Tietê, notadamente aqueles que guardam estreita ligação com Arujá, revela um legado de compromisso cívico e espírito público, digno de reconhecimento”, complementou o autor da propositura.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES