quinta-feira, setembro 11, 2025
Publicidade
InícioInternacionalAtentado às Torres Gêmeas, nos EUA, completa 21 anos

Atentado às Torres Gêmeas, nos EUA, completa 21 anos

O episódio foi um marco que iniciou um novo capítulo na história, com repercussões no mundo inteiro que são sentidas ainda

Exatamente há 21 anos, em 11 de setembro de 2021, o mundo ficou estarrecido com o maior atentado terrorista da história, quando quatro dois aviões comerciais atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos.
O episódio iniciou um novo capítulo na história, com repercussões no mundo inteiro que são sentidas até os dias atuais, duas décadas depois.

“O mundo de hoje tem diferenças importantes com o mundo de então. Mas você pode fazer uma linha do tempo que começa em 11 de setembro de 2001 e termina no 6 de janeiro de 2021, com a invasão do Capitólio. O 11 de Setembro aprofundou, de certa forma, alguma posição mais xenofóbica em parcela da população norte-americana, com nacionalistas e extremistas. Não é uma ligação direta ou muito óbvia, mas é possível que os atentados tenham criado um caldo social que deu condições para o que vemos hoje”, explicou o professor de relações internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Carlos Poggio, em entrevista ao Portal Tempo.

Desde então, não se registrou outro atentado terrorista com as mesmas dimensões, porém o terrorismo não deixou de existir e a guerra a ele continua no radar das grandes nações mundiais.

Naquela fatídica data os quatro aviões comerciais sequestrados por dezenove terroristas da Al-Qaeda, que foram lançados contra as Torres Gêmeas e o Pentágono, mudaram a história da segurança de vôo e a dinâmica dos aeroportos no mundo todo.

Revista reforçada aos passageiros e uma significativa ampliação de itens proibidos em aviões são algumas das medidas adotadas que perduram até hoje.

O atentado de 11 de setembro de 2001 ceifou a vida de 2.983 pessoas.
Daquele dia em diante começou uma verdadeira caçada aos líderes do grupo terrorista Al-Qaeda, sobretudo ao maior deles; Osama Bin Laden, considerado o principal responsável pelos atentados.

A caçada terminou quase uma década após os atentados, em 2 de maio de 2011, quando Osama Bin Laden al-Qaeda foi morto em operação dos EUA próximo a Islamabad.

A morte do líder do grupo terrorista foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos. De acordo com informações da época, o corpo de Bin Laden teria sido jogado no mar

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES