Nove, dos 12 municípios do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) prepararam decretos para liberação do uso de máscaras em locais públicos abertos, acompanhando a decisão anunciada no último dia 09 pelo Governo do Estado. Em Arujá, poderá ser publicado, nesta sexta-feira (25) um novo decreto com maior flexibilidade em relação ao uso das máscaras, mantendo a medida em unidades de saúde e no transporte coletivo. Até o fechamento desta edição, no entanto, a nova norma ainda não havia sido anunciada oficialmente.
De acordo com o decreto do governo estadual, o uso da proteção contra a Covid-19 continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público como salas de aula, comércios e escritórios. Em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre o uso é opcional.
Apesar da diretriz do Estado, cada município possui autonomia para adotar sua conduta, de acordo com suas particularidades. No caso de Mogi das Cruzes, o uso de máscara em equipamentos esportivos e culturais públicos de ambiente fechado será facultativo, mediante apresentação de comprovante de vacinação. Já em Suzano, o acessório de proteção continua a ser obrigatório em todos os espaços escolares.
A queda nos índices da pandemia e o avanço na imunização embasaram a decisão dos municípios.