sexta-feira, outubro 24, 2025
Publicidade
InícioGuararemaAgentes da Secretaria Municipal de Saúde passam por treinamentos para ampliar combate...

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde passam por treinamentos para ampliar combate à Sífilis Congênita

Treinamento ocorreu para implantação do Sistema Salus que permite o monitoramento e tratamento dos casos da doença

Técnicos e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia de Guararema receberam no último dia 11, um treinamento de implantação do Sistema Salus que permite o monitoramento e tratamento dos casos da Sífilis com o objetivo de integrar ações em toda rede de Saúde.

O combate à Sífilis Congênita é uma prioridade da Secretaria Municipal de Saúde, que vem buscando novas estratégias para enfrentamento da doença, como por exemplo, a implantação do sistema. Por meio da integração das ações dos diversos setores da Pasta, a ferramenta gratuita possibilita em tempo real, a identificação dos usuários não tratados, o cruzamento inteligente dos dados e fortalecendo o controle social por meio de relatórios estratégicos, proporcionando governança na gestão dos casos.

A sífilis congênita é quando a gestante infectada, não tratada, transmite para o bebê. Essa transmissão pode ocorrer em qualquer fase da gestação gerando consequências graves ao bebê, como surdez, cegueira, alterações ósseas e deficiência mental, podendo levar à morte. Portanto, toda gestante deve ser testada na primeira consulta do pré-natal (idealmente, no 1º trimestre da gestação); no início do 3º trimestre (28ª semana) e no momento do parto.

De acordo com os dados epidemiológicos do Ministério da Saúde, em 2021 foram registrados no Brasil mais de 167 mil novos casos de Sífilis Adquirida; 74 mil casos em gestantes, e 192 óbitos por Sífilis Congênita. Até junho de 2022 foram registrados no país 79.587 casos de Sífilis Adquirida, 31.090 casos de Sífilis em gestantes. O cenário não é diferente no Estado de São Paulo que no último ano registrou mais de 26 mil casos novos de Sífilis.

Vale ressaltar que é de suma importância o diagnóstico precoce e o tratamento no momento certo proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes. Para isso está disponível a testagem rápida de HIV e SIFILIS para toda população, bastando comparecer em uma das Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas. Os testes são práticos e de fácil execução, com leitura do resultado em menos de 30 minutos.
Os testes devem ser realizados com regularidade e, principalmente, caso a pessoa tenha passado por uma situação de risco, como sexo sem proteção.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES