sábado, setembro 20, 2025
Publicidade
InícioGuarulhosAgentes combatem mosquito Aedes aegypti em 42 bairros na última semana

Agentes combatem mosquito Aedes aegypti em 42 bairros na última semana

Na última semana, entre 14 e 21 de junho, exceto no domingo (15), o trabalho de rotina dos agentes de combate às endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atendeu 42 bairros de Guarulhos. As ações têm como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela e, desta forma, reduzir a propagação dessas doenças. Até o momento, o município contabiliza 4.921 casos de dengue e dois óbitos em decorrência da enfermidade.

As atividades incluem bloqueios, vistorias em pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, e atendimentos a denúncias da população sobre possíveis criadouros.

No sábado (14), as equipes iniciaram os bloqueios no Residencial Parque Cumbica e seguiram com atendimentos a denúncias nos bairros Jardim Vila Galvão, Pimentas, Jardim São João e Jardim Bananal.

Na segunda-feira (16), os bloqueios aconteceram no Jardim Bom Clima, Parque Continental I, Parque São Miguel e Jardim Brasil. As visitas aos pontos estratégicos ocorreram na Vila Renata, Vila Galvão, Jardim do Papai, Jardim Ipanema, Jardim São Geraldo e Taboão. Denúncias foram verificadas na Vila Fátima e novamente no Jardim Vila Galvão.

Na terça-feira (17), os bairros contemplados com bloqueios foram Jardim Irene, Vila Alzira, Jardim Bom Clima, Parque Mikail, Gopoúva, Vila Augusta e Jardim Miriam. Pontos estratégicos foram vistoriados no Jardim Ipanema, Jardim São Geraldo, Cecap e Taboão e Cecap, enquanto denúncias foram checadas no Centro e em Cumbica.

Na quarta-feira (18), os bloqueios alcançaram os bairros Jardim Irene, Jardim Palmira, Taboão, Vila Progresso, Vila Leonor e Vila Hermínia. Vila Venditti e Bonsucesso tiveram alguns de seus pontos estratégicos verificados, enquanto atendimentos a denúncias foram realizados no Mato das Cobras, Capelinha e Bonsucesso.

Na quinta-feira (19), bloqueios foram realizados no Jardim Paraventi, Jardim Vila Galvão e Vila Galvão. A visita a pontos estratégicos aconteceu na Vila São Rafael, Jardim Vila Galvão, Itapegica e Residencial Bambi.

Na sexta-feira (20), houve bloqueios no Jardim Bela Vista e Jardim Marilena. As equipes também vistoriaram pontos estratégicos no Jardim Munhoz, Vila Renata e Jardim do Papai.

Por fim, no sábado (21) o bloqueio se concentrou no Itapegica, enquanto as visitas a pontos estratégicos ocorreram nos bairros Picanço, Centro, Várzea do Palácio e Bonsucesso.

A Secretaria da Saúde reforça que a colaboração da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Manter quintais limpos, eliminar recipientes que acumulam água e permitir o acesso dos agentes às residências são atitudes simples que fazem grande diferença na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

Foto: Fabio Nunes Teixeira / PMG

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES