sexta-feira, outubro 24, 2025
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A Ronda de Proteção à Mulher de Itaquaquecetuba registrou, de janeiro a agosto deste ano, 1.265 atendimentos para a proteção de vítimas de violência doméstica.

Foram 463 medidas protetivas, 96 ocorrências de violência doméstica, 11 descumprimentos de medidas protetivas, 625 visitas realizadas às residências de vítimas com medidas protetivas e 70 contatos telefônicos às vítimas que não foram localizadas em suas residências. Desde 2021, foram contabilizados 3.797 intervenções.

Na mesma linha, a Casa da Mulher oferece acolhimento, qualificação, suporte jurídico e psicológico às mulheres e o Centro de Referência de Direitos Humanos, instalado dentro da Secretaria da Mulher, oferece atendimento especializado contra qualquer tipo de violação.

A van Cidadania Móvel está diariamente nos bairros realizando agendamento para primeira e segunda via de RG e CNH, mudança de zona eleitoral, segunda via de contas consumo, atestado de antecedentes criminais, consulta ao SERASA/SPC e registro de boletim de ocorrência.

Outro serviço disponível é o abrigo sigiloso, que dá suporte temporário para vítimas de violência e seus dependentes. O equipamento protege e busca reinserir a mulher na sociedade.

Mulheres que possuem medida protetiva agora contam com a integração do Botão do Pânico à Muralha Eletrônica, sistema que faz o monitoramento inteligente para garantir a segurança da população.

Para acessar, a vítima deve baixar o aplicativo “SOS Cidadão” no celular e realizar o cadastro. Quando acionada pelo botão “Pedir ajuda”, a ferramenta envia um alerta para os agentes sobre a localização da vítima.

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), Guarda Civil Municipal (153), Secretaria da Mulher (4753-5291) e na Delegacia de Defesa da Mulher (rua João Barbosa de Moraes, 448 – Vila Zeferina)
[10:54, 16/09/2024] +55 11 97205-7504: Botão do Pânico

Em Itaquaquecetuba, mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva podem utilizar o “Botão do Pânico” para acionar a Ronda de Proteção à Mulher da Guarda Civil Municipal (GCM).

A nova ferramenta tem por objetivo garantir agilidade no atendimento e é integrada à Muralha Eletrônica, sistema que faz o monitoramento inteligente para garantir a segurança da população na entrada e saída da cidade.

Para ter acesso, a vítima deve baixar o aplicativo “SOS Cidadão” no celular e realizar o cadastro. Quando acionada pelo botão “Pedir ajuda”, a ferramenta envia um alerta para os agentes com a localização da vítima para prestarem o apoio imediato.

Em caso de dúvidas para ter acesso ao aplicativo, a vítima pode se dirigir a qualquer base da GCM munida de documentos pessoais e a medida protetiva. No local, a mulher poderá instalar o app e realizar os testes.

Denúncias também podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), Guarda Civil Municipal (153), Secretaria da Mulher (4753-5291) e na Delegacia de Defesa da Mulher (rua João Barbosa de Moraes, 448 – Vila Zeferina).

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