Além de ações de controle vetorial, a Secretaria Municipal de Saúde aposta em palestras e teatro para a conscientização das crianças, que podem adotar atitudes preventivas em casa
Esta é a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, e a Prefeitura de Guararema mobiliza forças para combater o mosquito Aedes Aegypti e conscientizar a população sobre a necessidade e importância da prevenção.
Por isso, estão sendo intensificadas ações de controle vetorial em diversas áreas do município, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, com priorização de locais em que há maiores índices de infestação e de potenciais recipientes/criadouros na reprodução do mosquito.
Além disso, Guararema aposta na mobilização social, já que atitudes simples, como manter a caixa d’água sempre tampada, evitar usar pratos nos vasos de plantas e eliminar objetos que possam acumular água, como partes de garrafas de vidro utilizadas em cima de muros, ajudam e muito.
Por isso, uma das ações realizadas nesta semana é o “Projeto Beija-flor”, que conscientiza as crianças sobre a importância de atitudes feitas dentro de casa, como a transformação de vasos de plantas em jardins fixos.
Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses vai até as escolas da Rede Municipal de Ensino para apresentar uma palestra informativa e interativa, com a fantasia do mosquito da dengue, que também transmite outras doenças, como zika e chikungunya.
“O projeto consiste em palestras e orientações de um profissional de Saúde de forma didática e dinâmica, com as orientações colocadas em enredo de teatro lúdico. E como retorno, pedimos o registo de imagens do ‘antes e depois’. Com esse material, vamos montar uma arte com as fotos criando um único jardim, que será o ‘Jardim com Propósito’. O projeto tem o nome ‘Beija Flor’ a fim de ilustrar a atração contrária do Aedes às plantas. Ou seja, se elas estiverem bem cuidadas atrairão beija-flores e não o mosquito da dengue. E esse sentimento de participação vai gerar conscientização, já que as crianças e adolescentes vão envolver toda a família”, explica a secretária municipal de Saúde de Guararema, Adriana Martins.
Nesta terça-feira (21), a ação chegou à Escola Municipal Professora Eunice Leonor Lopes Prado, no bairro D’Ajuda. Já na próxima segunda-feira (27), será a vez da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Dulce. Além destas, outras unidades de ensino participarão também.


 
                                    

