Após ser questionada pelo Jornal Metrópole sobre a instalação de um radar com limite de 30 quilômetros por hora na Estrada Benedito Rodrigues Cardoso, conhecida como Estrada do Monte Negro, a Prefeitura de Santa Isabel esclareceu que o equipamento ainda está em fase de implantação e não está em operação.
A prefeitura informou que o funcionamento do medidor de velocidade só terá início quando todas as normas previstas na Resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito forem atendidas. Atualmente, o governo municipal trabalha na remoção da vegetação do local e na implantação da sinalização exigida por lei. Foi garantido ainda que haverá uma ampla divulgação com antecedência antes que o equipamento comece a registrar infrações.
Questionada sobre a ausência de um levantamento de acidentes no trecho, a prefeitura justificou que, por se tratar de um equipamento medidor de velocidade e não um redutor, a legislação não exige tal estudo técnico prévio. No entanto, o levantamento técnico do local, conforme exigido pela resolução federal, será disponibilizado assim que a operação for iniciada.
Sobre a escolha pelo radar em vez de lombadas, a administração explicou que o trecho da Estrada do Monte Negro não permite a instalação de ondulações transversais por não atender aos critérios técnicos estabelecidos pelo Manual de Sinalização Viária. A prefeitura também esclareceu que não realizou audiência pública sobre o tema por não haver obrigatoriedade legal para este tipo de intervenção.
Por fim, o Executivo municipal declarou que os valores arrecadados com as multas aplicadas no município são revertidos em investimentos para a própria sinalização viária da cidade.





