Evento “Vozes que Transformam” reuniu lideranças regionais e promoveu debates sobre violência de gênero, saúde, direitos das mulheres e empreendedorismo no Agosto Lilás
Biritiba Mirim foi palco da segunda edição do Fórum Regional de Mulheres – Vozes que Transformam, uma iniciativa da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+). Realizado nesta quinta-feira (21), o evento integrou a programação do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, e abriu espaço para o diálogo, o fortalecimento de políticas públicas e a valorização das lideranças femininas da região.
A abertura do evento foi conduzida pelas presidentes dos Fundos Sociais de Arujá e Biritiba Mirim, Clau Camargo e Roberta Taino, respectivamente coordenadora titular e adjunta da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do CONDEMAT+. As primeiras-damas destacaram o trabalho desenvolvido na região com ações de políticas públicas, que incluem o acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência.
“Este fórum nasceu em 2025 com o propósito de ser um espaço de voz e escuta. Aqui não discutimos apenas números, mas vidas. Estamos construindo pontes entre municípios, articulando ações que fortalecem não só as políticas locais, mas também uma consciência regional de que nenhuma mulher está sozinha. O Alto Tietê mostra hoje que está unido nesse compromisso”, afirmou Clau.
Para Roberta, a mobilização feminina representa uma força transformadora para a região. “É muito inspirador ver tantas mulheres reunidas, compartilhando dores, lutas e conquistas. O fórum é um lembrete de que, juntas, podemos transformar nossa realidade. O mais importante é não permitir que este encontro seja apenas um evento, mas sim um movimento contínuo de transformação. A voz de cada mulher aqui ecoa para além deste auditório”, declarou a secretária da Mulher de Biritiba Mirim.
Representando o Conselho de Prefeitos do CONDEMAT+, o prefeito anfitrião Carlos Alberto Taino Junior, o Inho, destacou a relevância da agenda para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
“Hoje é um dia muito especial. O CONDEMAT+ tem mostrado que, quando unimos forças regionais, conseguimos resultados muito maiores do que se estivéssemos agindo isoladamente. A luta por políticas públicas voltadas às mulheres não é apenas das mulheres — é uma causa de toda a sociedade. Nós, como gestores públicos, temos o dever de apoiar e estruturar essa rede de proteção”, afirmou.
A programação contou com duas rodas de conversa. A primeira, voltada ao Agosto Lilás e ao combate à violência de gênero, reuniu a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Suzano, Silmara Marcelino; a promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos; e a advogada Ana Carolina Soares e Soares, do projeto Defenda-se.
O segundo bloco teve como foco a saúde, o empreendedorismo e a liderança feminina, com participação da médica ginecologista Danysa do Nascimento, da empresária Fádua Sleiman e da gerente regional do Sebrae-SP Alto Tietê, Gilvanda Figueirôa.
O evento foi encerrado com a palestra da renomada conferencista internacional Leila Navarro, que apresentou Elas Fazem Acontecer, uma reflexão sobre protagonismo, autoconfiança e a força transformadora das mulheres.
O fórum contou com a presença da presidente do Fundo Social de Suzano, Débora Raffoul Ishi; do presidente da Câmara de Biritiba Mirim, vereador Genivaldo Cunha; e de vereadoras e parlamentares da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê, representada pela presidente da Câmara de Arujá, Cristiane Araújo Pedro.
A programação cultural ficou por conta da cantora Thaise Novais, e o encontro reuniu ainda secretárias municipais, representantes de conselhos, Fundos Sociais, entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias dos municípios consorciados.
Potência feminina
O Fórum Regional de Mulheres – Vozes que Transformam foi criado neste ano pelo CONDEMAT+, com a proposta de ser itinerante entre os 14 municípios da região. A primeira edição foi realizada em Suzano e, agora, em Biritiba Mirim, o fórum reafirma o compromisso do consórcio com a integração regional, o compartilhamento de experiências e a ampliação do alcance das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos e da autonomia feminina.